Organização do espaço


Nos nossos projetos curriculares de sala, a organização do espaço é um dos pontos a reflectir  é num espaço único onde ocorrem todas as nossas práticas educativas, um espaço pensado ao pormenor ..deixo-vos um pouco de mim, um capitulo do meu projeto curricular de sala do ano lectivo 2010/2011, espero que vos seja útil...

4 – organização do espaço e do tempo-


O espaço
As crianças de dois, três e quatro anos de idade precisam de áreas lúdicas e seguras, separadas por temáticas e para que a criança possa explorar autonomamente, mas sempre sob o olhar atento dos adultos da sala. Cada área  deve ter o material necessário e acessível, sem demasiados objectos que intimidem a criança, nem tão escassos que limitem a actividade lúdica ou que sejam motivo de disputas físicas.
Estas áreas não devem ser estanques, no entanto, e visto que a sala 4 é simultaneamente, sala de acolhimento e de prolongamento a todos os utentes da valência de creche, é de evitar alterações significativas que limitem o espaço amplo e atractivo. A sala 4 está então organizada da seguinte forma:

· Área da manta: Esta é uma área multifuncional onde o grupo pode realizar actividades de cariz motor, ou, musical, em grande grupo, ou ainda como área de descanso durante a sesta. Por ser um espaço mais amplo, o grupo pode aqui manusear jogos de encaixe mais volumosos como os legos.
 
( pintura decorativa na parede)


· Área da casinha: Neste cantinho, pretende-se que a criança exteriorize o seu jogo simbólico, dando largas às suas emoções, imitando as actividades e atitudes dos seus adultos de referência. Aqui as crianças têm oportunidade de se mascarar e de se exprimir de forma mais dramática onde pode explorar o seu meio real ou imaginário.


· Área da garagem: Esta é uma área que desperta muito interesse no grupo (talvez por ser maioritariamente masculino). Aqui o grupo encontra disponível um tapete de percursos e vários tipos de carros e outros tipos de transportes.


· Área da biblioteca: Aqui o grupo encontra um espaço pensado para favorecer a expressão oral e aproximá-la da representação escrita. Os materiais disponíveis devem ser consistentes e de tamanho apropriado para que a criança os possa manipular de forma autónoma. Pode-se ir introduzindo outros livros, ou, ter de substituir os que já existem por outros que sejam mais específicos ou próximos dos temas a trabalhar. É aqui que as crianças podem também explorar a caixa de fantoches e criar momentos de magia e de diversão, tanto de forma individual, como em pequenos grupos.


· Área de trabalho: O objectivo desta área é estimular a coordenação visual-motora e a motricidade fina, tal como a criatividade e o raciocínio. Aqui a criança pode manipular plasticina, ou, massas de cor, tal como exercitar a sua criatividade artística com as mais diversas técnicas de expressão plástica.



( pinturas decorativas da parede)


Organização do espaço Organização do espaço Reviewed by Milena Branco on segunda-feira, setembro 10, 2012 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.