Como contar á criança que ela vai ter um mano/a??

Hoje quero partilhar convosco uma pesquisa que fiz sobre a forma de contar ás crianças que a família vai crescer...deixo-vos algumas dicas que encontrei no sítio da Zippy, acho muito interessante e espero que vos seja útil!

(Fotografia da minha querida amiga Sandra Ventura - fotografa profissional que adora ter os bebés como alvo da sua lente...)





«Ter um irmão é o sonho da maioria das crianças e você está prestes a concretizar-lhe esse sonho, é nisso que tem de pensar. Os seus receios como pai ou mãe mais não são do que uma antevisão do que está para vir. Mas neste momento você apenas tem de lhe contar que vai ter um mano, e a partir daí terá ainda muito tempo para o preparar em termos psicológicos.

O mais provável é que o seu filho fique muito feliz, mas também não se admire se na hora em que lhe contar ele responda que já não quer. Regra geral, a maioria das crianças pede aos pais um mano quando querem brincar e não têm com quem, ou quando têm um amiguinho que também tem um mano e, como tal, também eles gostariam de ter. Porque na verdade eles não têm uma verdadeira noção do que é ter um mano, e quando você lhe conta que vai ter um mano, é normal que o seu filho veja o espaço dele ameaçado…

E mesmo que ele não consiga explicar porque já não o quer, há que dizer-lhe que independentemente disso ele vai, na mesma, ter um mano, que o pai e a mãe vão continuar a amá-lo muito, mas que agora vão ter dois filhos para amar.

Ao longo da gravidez é importante que envolva o seu filho na mesma, leve-o a ver as ecografias, inclua-o na escolha do nome para o bebé, e peça-lhe ajuda na hora de escolher roupinhas ou outros objetos para o mano. Ele vai sentir-se muito importante por participar e estar a ser ouvido. Não menos importante é que ele perceba que quando nascer o mano não vai poder logo brincar com ele, que ele vai ter que lhe dar tempo para crescer um pouco.

Quando for para a maternidade leve na mala uma fotografia do seu filho mais velho e coloque-a à cabeceira. Quando ele for conhecer o mano, vai ficar surpreendido, e você pode explicar-lhe o quanto ele também é importante.

Mais uma dica: O maninho que acabou de chegar traz-lhe um presente. Depois de tanto tempo a ouvir o mano mais velho, mesmo ainda dentro da barriga da mãe, quis fazer-lhe uma surpresa e "trouxe-lhe" aquele presente que ele tanto queria

Por Zippy

Eu achei as dicas fantásticas e vocÊs?