Preparar o espaço da sala em creche

As portas estão prestes a abrir-se para receber os nossos meninos!!Todos chegam com vontade de conhecer e explorar os espaços e os materiais que já estão dispostos na nova sala.Mas essa disposição foi pensada planeada e agora será testada, vejam como foi  percorrido esse processo para a minha sala nova;)

A acção educativa ocorre em todos os espaços físicos da instituição, dai o cuidado que se deve ter em planificar e pensar na disposição do espaço, a escolha dos materiais e a forma como eles podem proporcionar o desenvolvimento global da criança. No meu projeto curricular de sala « De mãos dadas» reflecti sobre este assunto, ora vejam:
«A disposição do espaço deve ter um caráter lúdico, afetivo e seguro, que proporcione à criança um desenvolvimento global.
A organização do espaço da sala 10 tem como critério os seguintes aspetos.
  • ser um espaço seguro e tranquilo
  • ser um espaço que dê resposta ás diferentes atividades em sala
  • ser um espaço que potencie todas as áreas de desenvolvimento da criança, dando responda ás suas necessidades
  • ser um espaço que proporcione brincadeiras/atividades individuais e em pequeno grupo
  • ser um espaço que responda à intencionalidade educativa pensada para o grupo.
  • ser um espaço que proporcione a autonomia da criança.» Ed. Milena Branco

    Ainda antes de terminar o ano letivo as colegas educadoras reúnem-se para elaborar uma ficha de diagnóstico sobre o estado do espaço físico das sala e os materiais existentes e a adquire  (isto porque ficamos na mesma instituição e rodamos pelas sala ano após ano), depois de feita esta ficha ela é entregue a coordenação a fim de serem tomadas as medidas de manutenção e aquisição de materiais.
    Depois ao elaborar o projeto pensa-se no espaço e na forma de o tornar mais eficaz, respondendo ás necessidades do grupo. A nova sala está organizada da seguinte forma:

    Área da higiene:


    «Esta zona está equipada com 1 armário de fraldário e uma zona de sanitários, este espaço está visível e acessível permitindo ao adulto manter o contato visual com as crianças dentro e fora desta área. Cada criança tem um espaço reservado aos seus pertences, devidamente identificado.» in, proj.Curricular de sala« De mãos dadas» ed. Milena Branco

    Área do tapete ( espaço social  e de descanso):


    in, revista dos educadores
    «Neste espaço existe um tapete, que tem como objetivo primordial, ser um lugar tranquilo, acolhedor e confortável, onde cada criança se sinta acolhida e onde possa disfrutar de alguns momentos na companhia dos seus colegas ou individualmente enquanto brinca. Esta zona tem por perto dois expositores onde a criança tem disponíveis alguns livros e caixas para guardar peças, que a criança pode explorar individualmente e um armário de gavetas, onde as crianças podem encontrar fantoches e dedoches fáceis de manusear, bem como, puzzles ,leggos, entre outros.
     Serve ainda este espaço, para, a meio da manhã poderem sentar-se para comer a fruta e ouvir algumas canções ou histórias. 
    Este é o espaço mais amplo da sala, onde existe a possibilidade de realizar algumas atividades de movimento com alguns aparelhos de expressão motora (que normalmente não estão na sala e podem ser requisitados) como, escorregas, túnel, piscina de bolas, bolas de tamanhos e cores diferentes, triciclos, balancés e andarilhos. 
    Noutras ocasiões têm lugar neste espaço a aula extracurricular de------- ( que ocorre uma vez por semana).
    Depois do almoço, esta área sofre uma transformação e o tapete dá lugar aos catres individuais, onde cada criança pode dormir a sesta, repondo as suas energias depois da atividade matinal. Depois da sesta este espaço volta à sua apresentação inicial.» in, proj.Curricular de sala« De mãos dadas» ed. Milena Branco


    Área das construções e jogos

    «Existem na sala 2 armários onde se podem guardar os materiais de exploração cognitiva e motora. Aqui existem gavetas e caixas, numa altura que permite à criança manusear os materiais de forma autónoma. Assim estão disponíveis na sala jogos de encaixe, puzzles, peças de construções em madeira e plástico de forma se cores variadas.»in, proj.Curricular de sala« De mãos dadas» ed. Milena Branco


    Área de jogo simbólico


    «Noutra área da sala existe um espaço reservado ( rodeado por uma cancela de madeira) onde se guardam os brinquedos que podem ser usados nas atividades de iniciação ao jogo simbólico, como tachinhos e talheres, chapéus, cama de bonecas, bonecas de diferentes tamanhos, chapéus e algumas tiras de tecidos, aqui existe ainda uma mesa e 4 pequenos bancos, bem como uma estrutura de cozinha, este espaço será enriquecido ao longo do ano letivo.»in, proj.Curricular de sala« De mãos dadas» ed. Milena Branco

    Área de Apoio



    «Existe na sala três mesas de madeira, onde a criança pode explorar outro tipo de atividades, como a manipulação de materiais de diferentes texturas, fores, formas e tamanhos. Aqui manipulam digitintas, massas e pastas de cores, esponjas para colorir e pincéis para pintar diferentes tipos de papel. A criança tem ainda a possibilidade de explorar outras técnicas como a colagem usando outros objetos sensorialmente interessantes, como cubos de plásticos, caixas de diferentes tamanhos, copos de iogurte, lãs, tecidos. botões, entre outros materiais.»n, proj.Curricular de sala« De mãos dadas» ed. Milena Branco

    Ao longo do ano o espaço pode sofrer alterações que respondam ás necessidades variadas do grupo, não podemos nunca esquecer que a escolha de todos os materiais usados deve ter conta os seguintes aspectos:

    1. Segurança
    2.Utilidade
    3.Criatividade
    4.Resistência

    Lamento não divulgar as fotos reais do espaço da minha sala mas não me é permitido de momento realizá-las, espero que a partilha vos seja útil, até breve:)