Trabalhar a adaptação: Bem vindos à creche!


«Sabemos que no período de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na escola e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário que a escola compreenda estes sentimentos e que tenha alguns cuidados para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e necessidades. »in, portal da educação.br


Todos nós educadores temos a preocupação de receber bem as nossas crianças e as nossas famílias  assim hoje vou partilhar a minha planificação para o mês de setembro,onde faço algumas propostas de atividades que vamos aprofundado dia a dia à medida que as crianças vão conhecendo a sua sala, o seu espaço e claro os seus pares.

Sala: 2/3 anos


Dominios:

*Cognitivo
*da autonomia
*da linguagem
*Sócio-afectivo
*Sensório-motor

Objetivos gerais:

*Promover um ambiente educativo lúdico,seguro e afetivo, com vista ao desenvolvimento global da criança
*Estabelecer e adquirir rotinas próprias do ambiente escolar
*Desenvolver a linguagem da criança, aumentando o seu vocabulário e treinando a dicção
*Incentivar a participação ativa das famílias no processo de (re)adptação à creche
*Promover atividade e experiências de cariz lúdico e de aprendizagem social

Temáticas:

*descobrir o «eu» e o « outro»
*descobrir «a nossa sala»
*descobrir «a nossa creche»

Atividades/Recursos:

*jogos de aproximação
1.exploração de imagens familiares
2.descrição de imagens e situações
3.registo fotográfico das nossas rotinas
*exploração livre dos espaços e materiais da sala
1.registo fotográfico das crianças a brincar
*jogos de aproximação no exterior
1. canções de roda com bola
2.bolas de sabão
3.ect..

Trabalhar a imagem familiar
1ª sessão


Fotos da minha familia só para servir de exemplo!


Pedir a cada família que traga 3 fotos para a sala
(uma da família,outra do animal de estimação e outra do brinquedo favorito da criança)
Colar cada foto numa cartolina e plastificá-la
Colocar todas as fotos numa caixa em forma de casa, caixa de correio ect..
Desvendar as fotos uma a uma e dialogar com as crianças, assim todos ficam a conhecer os amigos, as suas famílias e os seu brinquedos preferidos.

2ª sessão
O mural da família


Trabalho elaborado pelas famílias das crianças da sala de 2 anos, ano letivo 2008/2009 ed: MilenaBRanco

Realizar um painel colectivo, (pode ser feito apenas pelas crianças ou podemos pedir aos pais para dar uma mãozinha) com desenho, pintura, rasgagem , ou outra técnica e colar nesse trabalho o espaço da «nossa família», assim todos podem matar saudades nos momentos de maior fragilidade:)

Dica importante:
Não se esqueçam de fotografar a exploração desses momentos para assim mostrar aos pais como foram trabalhadas as fotos, podem ainda fazer um registo escrito sobre os comentários tecidos pelas crianças ao ver as «suas»fotos de família.Assim descansamos as crianças e os pais;)


Até breve!