Conhecer Portugal, bem vindos ao Ribatejo!

in, Revista dos Educadores de Infância


Bem vindos ao celeiro de Portugal, assim se denomina as regiões do Ribatejo, terras férteis de cultivo, de belas pastagens e das gentes do campo, vamos conhecer um pouco mais da minha zona natal!!


Em terras plantadas nas margens do rio tejo e sorraia, o Ribatejo apresenta um vasto leque de paisagens verdes ricas em flora e fauna, vamos conhecer a reserva natural do estuário do tejo em plena Lezíria ribatejana. ( mais informações aqui)


Aqui podemos observar várias espécies de aves, a cegonha de bico preto é visita habitual por estes lados ano após ano, são fiéis aos seus ninhos e voltam para se reproduzirem aproveitando os postes de electricidade.


Por estes lado nasceram várias entidades que se dedicam á protecção da fauna e flora ribatejana, vou apresentar-vos o projeto EVOA.
Aqui procura-se criar condições para observar as aves que aqui residem de forma tranquila e não evasiva, recebem visitas de estudo ou familiares. Existem técnicos que podem desvendar as curiosidades sobre cada ave e ainda apresentar alguns estudos científicos sobre os hábitos e  estilos de vida de cada espécie observada!
Saibam mais sobre este projeto aqui!


As marrequinhas e os flamingos são algumas das espécies avistadas nestes locais


Não podemos falar no Ribatejo sem mencionar as paisagens maravilhosas da nossa Lezíria, terras de gente de fé e dedicada ao trabalho do campo e do gado!


As espécies mais abundantes nestas pastagens são os touros bravos, usados principalmente para corridas de touros, tanto em Portugal como em Espanha, as empresas que se dedicam à sua criação designam-se de ganadarias

Cada ganadaria tme um símbolo próprio que se chama ferro da casa, esta marca é cravada na pele dos animais criados por si, tanto nos touros como nos cavalos, conheçam mais pormenores aqui!



A figura maior do Ribatejo é o campino, homem que trabalha no campo, que cuida das herdades, campos e gado. Conhecido pelo seu traje tradicional, o campino veste calças justas de cor preta, camisa branca e colete vermelho. Ao ombro usa a sua jaqueta preta e na cabeça  o tradicional barrete verde!


Aqui fica uma divertida sugestão, uma imagem de um campino que pode servir como puzle, basta recortar o desenho em 4 ou 6 peças e pedir ao grupo que as una novamente!


Para trabalhar os trajes tradicionais porque não usar restos de tecidos ou papel colorido e completar a figura do campino e da ceifeira?



O Ribatejo é também reconhecido como o celeiro de Portugal, aqui são cultivados vários cereais como o arroz o milho e o centeio


Ao campo de arroz chamamos arrozal.

Aqui fica uma proposta para poderem colar bagos de arroz


Alguns legumes são a nossa especialidade como o caso do tomate.
Aqui fica um molde para colorir o vosso tomate.

Os terrenos férteis do Ribatejo produzem também bom melão e claro doces melancias! 



Aqui ficam uma imagens para colorir ou preencher com recortes de papel de lustro ou simplesmente colorir a pincel.




Agora passemos á gastronomia do Ribatejo, sabiam que a comida mais tradicional desta zona é o cozido de carnes bravas? Até se fazem festas para realizar degustações apresentadas pelos diferentes restaurantes regionais!


Quanto aos doces temos os famosos barretes de Salvaterra ( vila ribatejana), uns pasteis deliciosos que servem de homenagem ao campino e ao seu tradicional barrete verde!


 O folclore do ribatejo presta igual homenagem ás gentes do campo. Reza a tradição que nas pausas para almoço, os ranchos de trabalhadores do campo se reuniam para cantar e dançar «modas da sua terra», assim nascem os grupos de folclore do ribatejo. Os trajes mais comuns são a feifeira a camponesa e o campino.

Aqui fica mais uma sugestão para realizar um quebra-cabeças para os vossos meninos!


No campo nasce uma dança muito particular, que se resume a uma disputa pelas mais belas raparigas, a este sapateado chamaram fandango, dançado originalmente por dois homens à vez.
Podem mostrar aos vossos meninos como se dança o fandango mostrando este video.


Ao longo desta fantástica viagem por terras de Portugal já demos inúmeros exemplos de trates tradicionais, vejam esta proposta que nos chegou da ed Lígia

Aqui fica o molde para elaborarem a habitação típica do Ribatejo, juntem-na ao vosso mapa!

Sejam criativos e façam-nos chegar as vossas propostas para conhecer portugal de lés a lés!
Façam-no pelo nosso mail, milenacavacobranco@gmail.com ou pela nossa página do facebook.
Não percam amanhã um post sobre a Estremadura!
Até breve e boas partilhas!