Conhecer Portugal, o Alentejo


Hoje é dia de conhecer um pouco mais desta zona de planície portuguesa, o Alentejo, terra de boa gente dedicada às tradições gastronómicas e do prazer de bem viver!!

 
in, revista Educadores de infâmcia


Alentejo é terra de grandes planaltos, de verde salpicados, com apontamentos de oliveiras e sobreiros que servem a de abrigo aos rebanhos e varas de porcos pretos. O comercio e uso destes animais alimenta a economia familiar local.


Também encontramos campos de cor amarela, que pintam de cor pastel as planícies alentejanas.



 Longos campos de trigo onde ainda hoje se podem encontrar ranchos ( designação para o grupo de homens e mulheres que trabalham nos campos) de ceifeiras. A/o ceifeira/o é depois do pastor a profissão mais popular no Alentejo.




O pastor segue atento o seu rebanho, vestido a rigor com a sua samarra que o aquece nos dias frios do inverno e protege do calor nos dias quentes do verão



O pastor anda sempre acompanhado pelo seu fiel amigo o cão pastor alentejano. procurem junto do veterinário da vossa zona se existem alguns exemplares desta raça, ou então questionem as famílias, pode ser que alguma criança tenha um em sua casa. Registem as vossas atividades e juntem toda a informação no painel das curiosidades de Portugal!


Podem explorar e decorar o pêlo forte destes animais, usem colagens e sejam criativos

As ovelhas são usadas para produzir leite e lã.


Usem lã branco, preta e cinzenta para «vestir» a vossa ovelha.

 São famosos os queijos alentejanos, organizem uma degustação deste alimento e registem as opiniões, pois estes queijos são conhecidos por terem um aroma muito particular!!



Nos montados alentejanos rodeados de sobreiros ( espécie abundante por aqueles lados) podemos encontrar as varas de porco preto. Explorem a diferença visual do porco preto com o porco mais convencional, que os meninos mais conhecem


Um molde que pode ajudar, reparem como são diferentes as orelhas, o tamanho, ect..


A sua carne é apreciada, mas os seus enchidos e fumeiros são ainda mais populares, levem para a sala algumas amostras destes produtos e deixem que todos provem e registem o resultado.


Decorem o vosso próprio fumeiro e juntem-no a outras iguarias portuguesas!


Todas estas boas iguarias são acompanhadas por um pão especial o pão de farinhas brancas tipicamente alentejano, dura mais tempo que o pão comum e é também utilizado no prato tipico desta região.



A açorda de ovo ou de bacalhau é apreciada por estes lados, a sua confecção é simples e pode ser realizada em sala com relativa facilidade, basta para isso terem os seguintes ingredientes;
- pão 
-alguns dentes de alho
-azeite
-água quente
-ervas de cheiro ( coentros)
-bacalhau previamente cozido
- ovo´


Coloquem os coentros no fundo de uma tigela ( que poder ser uma tipicamente alentejana ou outra). Juntem-lhe os alhos bem picadinhos e algumas fatias de pão.à parte cozam o bacalhau e quando estiver quase pronto juntem um ovo para escalfar.
 Por fim, juntem por cima do preparado anterior o bacalhau desfiado e a água de o cozer, bem como  oovo escalfado.

´´´´

Mais um molde para completar os registos



Quanto à doçaria alentejana não se esqueçam de pedir a uma família que vos preparar uma bela  sericaia. Não se esqueçam de registar todas as degustações com fotos e a opinião dos alunos.


Nos montes ( designação para as quintas alentejana) podemos encontrar grandes olivais, onde homens e mulheres recolhem outra riqueza natural, a azeitona.




A azeitona é usada para a culinária convencional ou pode ser transformada em azeite. Aproveitem para mostrar ao grupo como se faz esta transformação. e apresentem os dois produtos para que os possam provar, não se esqueçam de enumerar as diferentes utilizações para estes produtos.

Aqui ficam os moldes para trabalhar estes produtos.



Não podia deixar de fazer referência ás casas típicas do Alentejo, pintadas de cal branca, ornamentadas com uma barra azul, são reconhecidas em todo o Portugal. 


Juntem mais uma casinha típica e colem-na no vosso mapa de Portugal!



Ao longo esta pesquisa tenho encontrado boas, excelentes, propostas de trabalho de outras colegas. Vejam ( aqui| ) este exemplo que um agrupamento de escolas que se uniu para trabalhar a carta dos direitos da criança, defendendo que « Toda a criança tem direito a ter uma identidade e uma nacionalidade»
O resto foi criatividade e empenho tanto das equipas docentes como da suas famílias, agora que o Carnaval está a chegar fica a sugestão!

 Jardim de Infância de Vale de Medeiros - A Beira - Os pastores e as pastoras das serras.



Jardim de Infância da Lapa do Lobo - A Nazaré - os pescadores com as suas redes e as varinas.


Jardim de Infância de Canas de Senhorim Sala 2 - O Alentejo - os meninos de pastores e as meninas de ceifeiras



Jardim da Póvoa de Stº António - O Ribatejo - Os campinos montados nos seus cavalos preparados para o Desfile e as cavaleiras com os seus trajes pretos.



Jardim de Infância da Aguieira - O Algarve -


Vejam o pormenor, na saia as meninas levam as casas típicas e eles, no colete, a localização no mapa da região do algarve!


Sejam originais e toca a conhecer Portugal!
Um abraço, até breve e boas partilhas!