Ideias e dicas para trabalhar o nosso PORTUGAL na pré

Um dia destes encontrei num forum uma educadora com uma opinião muito redutora sobre o nosso trabalho e as diferentes propostas em sala de pré. Pois, dizia essa colega, trabalhar temas como o nosso país é «demasiado à frente» para crianças tão pequenas... fiquei chocada que possa existir uma educadora que mede os suas propostas em função da «altura» do seu grupo:( Fiquei logo com a pulga atrás da orelha) e fiz algumas pesquisas, há realmente alguma falta de material para ajudar a desenvolver este tema, mas com a ajuda de outras colegas fui recolhendo algumas ideias e materiais que vou disponibilizar aqui no Sítio, onde se valoriza os caminhos da educação de infância e não os destinos, ao contrário de algumas opiniões redutoras que andam por aí...


Vamos começar por explorar o norte do nosso maravilhoso Portugal!

in, revista dos educadores de infância
Vamos conhecer a fauna dessa região, tão farta e diversificada. As crianças entre os 3 e os 6 anos de idade são grandes exploradores da natureza e gostam de conhecer a origem dos animais ,aqui ficam algumas informações sobre um habitante da região do Minho e Douro, o lobo ibérico!


O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal. O lobo-ibérico vive em alcateia de forte organização hierárquica. O número de animais numa alcateia varia entre os 3 a 10 indivíduos e está composta por um casal reprodutor (casal alfa), um ou mais indivíduos adultos e as crias do ano. A alcateia caça e defende o território em grupo. São animais carnívoros e alimentam-se preferencialmente de  javalis, do corço e do veado, podem também atacar presas domésticas sendo as mais comuns a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca.

Podem saber mais sobre o lobo ibérico aqui!


O lobo é geralmente o mau da fita em quase todos os contos que conhecemos, porque não explorar uma nova faceta deste lobo que afinal não era mau?


A Águia-real é uma espécie que habita as regiões do norte do nosso país, outra opção para explorar a fauna desta região, lembremo-nos por exemplo que o Benfica tem como símbolo este animal. 
Podem saber mais sobre este animal aqui!

O veado é também um animal, ainda, abundante na fauna desta região. Conheçam mais sobre este animal aqui!

Podem usar as imagens como cartões e criar os vossos próprios ficheiros de imagem da fauna do norte do nosso país!



in, revista dos educadores de infância

Podem ainda explorar temas como a gastronomia e descobrir a sopa tradicional e a doçaria.
A sopa tradicional é o caldo-verde!


E o doce regional é a aletria, porque não passar uma manhã a confecionar este doce?

Aqui fica a receita:

Coloca-se a aletria a ferver com leite; junta-se um pedaço de casca de limão, açúcar, pau de canela e  margarina. Deixa-se ferver até reduzir bem e acrescenta-se mais leite, caso seja necessário. Tira-se do lume, misturam-se gemas bem batidas, mexe-se bem e leva-se tudo ao lume a engrossar, mas sem deixar ferver. Depois, despeja-se numa travessa, retira-se a casca do limão e polvilha-se com canela. 


Só para os crescidos beberem existem ainda os vinhos do douro, criados nas vinhas das encostas do rio douro.







Da gastronomia podemos passar ao folclore e descobrir que o tradicional malhão-malhão tem a sua origem também esta zona do Minho e do Douro!




Por falar em folclore não podemos deixar de esquecer os trajes tradicionais desta região, o outro e os lenços são adornos importantes e nunca são esquecidos, hoje vestem-se apenas estes trajes nos dias das festas religiosas ou em feiras temáticas.

Podem descobrir mais sobre os diferentes trajes tradicionais aqui!

Só falta construírem a vossa casa típica do Douro aqui fica o molde para poderem usar!
Podem ainda saber mais sobre todas as casas típicas de Portugal aqui!


Aproveitem e construam o livro das descobertas do meu país, usando recortes, desenhos e outras pesquisas. Podem também criar um mapa de Portugal e colar em cada região as imagens e informações recolhidas. Enfim sejam criativos!!
Boas partilhas!