Entrevista com a escritora e educadora, Ana Luisa Carapinheiro

Tal como vos tinha informando o ano de 2014 será tempo de «pensar» em educação, dando espaço aos colegas para fazerem as suas partilhas apresentarem os seus projetos para que todos possamos enriquecer a nossa prática pedagógica.


O prometido é devido!
Hoje chegou o grande dia em que o Sítio da Educação recebe no seu espaço a colega e escritora Ana Luisa Carapinheiro.




O currículo da Educadora Ana Luisa carapinheiro
  • Licenciatura em Psicologia, Universidade Lusiada do Porto. 
  • Licenciatura em Educação de Infância pela ESE JEAN PIAGET 
  • Mestrado em Psicologia da Educação, Universidade Lusófona do Porto 
  • Doutoranda na Universidade de Santiago de Compostela (Literatura para a Infância). 
  • Professora/Formadora desde 2009. 

As suas publicações:
  • «Ser amigo é», Chiado Editora, 2012 
  • «Ini», Chiado Editora, 2013 
  • «Ser Português», Edição de Autor, 2013

Sítio: Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Portugal?
Sentiu que não existem no mercado respostas viáveis para quem quer ir mais além nos temas que trabalha no contexto do pré-escolar?

Ana Carapinheiro: A ideia surgiu devido à inexistência de um livro sobre o nosso país para as crianças em idade pré-escolar.
Como é sabido, a maioria dos portugueses não tem orgulho em ser português, consideram que tudo que não seja nosso é sempre melhor, o que não concordo de todo! Quero "mudar" esta forma de pensar!
Creio que desde tenra idade podemos e devemos saber aquilo que nos define enquanto povo, é importante ajudar a criança a construir a sua identidade.
Este livro tem ainda como principal finalidade mostrar às crianças o que é ser português e acima de tudo fazer com que miúdos e graúdos tenham orgulho em ter nascido neste jardim à beira mar plantado.

O texto que utiliza tem a característica de ser simples, acha que as colegas de primeiro ciclo podem tirar partido também do seu livro?
Em primeiro lugar penso que seja essencial explicar que o meu livro é um picture book.
Na minha opinião, este tipo de livro é muito importante pois embora tenha texto simples, as ilustrações reflectem o conteúdo do texto,estimulando a capacidade de interpretação da criança, sugerindo e provocando inferências do significado.
No entanto, verifico que no nosso país desvalorizam e muito este tipo de livro, consideram que é apenas um livro de imagens e na verdade não é bem assim.
Penso ainda que este livro pode ser usado não apenas no pré-escolar mas também no 1º Ciclo, depende da imaginação do professor saber explorar o livro.

Quando vi o seu livro pela primeira vez, ao vivo, reparei que ele é bilingue, porquê?
Decidi fazer um livro bilingue pois cada vez mais cedo as crianças aprendem inglês e será uma forma de a criança expressar em outra língua a mensagem do texto.
Tem também como finalidade fazer com que o livro seja conhecido fora de Portugal.

Quem adquire o seu livro recebe mais que um livro, quer falar-nos um pouco dos anexos que envia ás suas leitoras?
Para além do livro, envio também material de apoio que criei para que as educadoras de infância possam explorar o livro no jardim-de-infância, são apenas sugestões que podem ou não utilizar.

As ilustrações são lindas e muito coloridas, como surgiu o contato com a ilustradora?
Contactei alguns ilustradores mas o trabalho da Tânia Bailão Lopes pareceu-me o mais adequado para este livro.
Num picture book bem como em outros livros infantis, as ilustrações são muito importantes, podem transformar um livro num sucesso ou fracasso.
Na minha opinião, a Tânia tem imenso talento e as imagens estão simplesmente fantásticas!
Gostei muito de trabalhar com a Tânia, ambas adoramos livros infantis, trocamos ideias e sugestões e o resultado final está à vista!

Onde podem as nossas seguidoras encontrar o seu livro e adquiri-lo?
De momento o livro está apenas disponível para envio através da página oficial . (facebook - Ser português é)

O Sítio tem conhecimento da sua página oficial no facebook e das partilhas que por lá se fazem quer falar-nos um pouco disso?
As partilhas realizadas na página oficial do livro são possíveis pois as educadoras que utilizam o meu livro enviam-me os registos realizados após a leitura do meu livro.
Consigo obter feedback do livro, o que é excelente!
É muito bom saber que os nossos livros são utilizados e que permitem aos educadores desenvolver projectos tão interessantes como os que temos colocado na página.

«Ser português é» não é a sua primeira obra fale-nos dos seus outros livros.
O meu primeiro livro infantil tem como temática a amizade e é baseado na minha tese de mestrado em psicologia da educação.
Para além desse livro, publiquei também a Ini, uma história que escrevi e que aborda uma temática que gosto imenso: a multiculturalidade.
Brevemente vou lançar o meu quarto livro "Leonardo e a Máquina voadora", baseado em factos reais da vida de Leonardo da Vinci.
E espero não ficar por aqui!

Portugal parece pequeno para as suas publicações, o Sítio sabe que um dos seus livros «Ini» já chegou ao Brasil, como está a viver essa aventura «para lá do oceano atlântico»?
Os meus dois primeiros livros "Ser amigo é" e a "Ini" já estão no Brasil e fico muito feliz pois tenho uma relação muito próxima com a terra de Vera Cruz que acolheu os meus bisavós.
Ainda hoje tenho família no Brasil e é óptimo saber que os meus livros já se encontram por lá bem como em outros países da europa.

O Sítio agradece a sua disponibilidade e ficaremos atentos ás suas novas publicações, desejando-lhe toda a sorte do mundo!
Entrevista com a escritora e educadora, Ana Luisa Carapinheiro Entrevista com a escritora e educadora, Ana Luisa Carapinheiro Reviewed by Milena Branco on sexta-feira, fevereiro 07, 2014 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.