Projeto de arte, pela educadora Ana Ferreira

Hoje vamos falar sobre os projetos de arte no contexto educativo de pré-escolar e o autor escolhido foi, Joan Miró
Ter como objetico o ensino sobre os períodos históricos e movimentos artísticos não é o principal objetivo desta atividade. Essas informações, servem para enriquecer e dar maior bagagem e qualidade ao trabalho do educador. 
O objetivo maior numa atividade deste tipo deve assentar no desejo de que a criança  desenvolva a sua composição artística a partir da obra escolhida, ou seja, ela dará continuidade aos desenhos e pinturas apresentadas, explorando  o material sugerido, contribuindo, para a transformação daquela obra numa outra completamente original e individual. Assim a criança poderá desvendar pormenores, cores e/ou texturas próprias da sua criatividade e espírito criativo. 

Aqui ficam algumas dicas para iniciar a exploração desta atividade:
Imagem da obra "Breakday"
  1. Podemos dividir o grupo em 3 a 4 outros pequenos grupos.
  2. Dê a cada grupo uma fotocópia da obra e uma cartolina.
  3. Cada grupo deve colar a sua imagem na cartolina e deve olhar para a imagem e tentar «desvendar» o que nela está retratado pelo autor.
  4. Tome nota em cada cartolina, das opiniões de cada elemento do grupo
  5. Cada grupo deve escolher o material que preferir para realizar a sua interpretação da obra.
  6. No final de cada projeto teremos recriações em diferentes cores,texturas e materiais que devem ser expostos juntamente com o registo inicial.


Hoje o Sítio irá partilhar o resultado da exploração deste pintor, pelo grupo da colega, a educadora Ana Ferreira, vejam como ficou!

Ana Ferreira 
Licenciada em educação de infância na Escola Superior de Educação de Santarém

«Na sequência do nosso projeto educativo “EducARTE” iniciámos o mini projeto “À Descoberta de Miró” explorando a vida e a obra do pintor. Todas as salas participaram na exposição com as mais variadas técnicas (lápis de cor, colagem, giz com água, folha de acetato, canetas de acetato…)» Ana Ferreira
Painel de exposição da obra, com o registo fotográfico  do decorrer da atividade.

Algumas crianças resolveram usar papel de lustro e colá-lo em folhas de papel de acetato, depois de «transferir» para aquele material, os traços da obra, usando a caneta de acetado preta.



Outros usaram a técnica de pintura com giz e água
Os trabalhos foram expostos numa estrutura construída com uma caixa de electrodoméstico.


Uma colagem coletiva
Colagens com recortes de papel de lustro

Exploração da escultura «Mulher e o pássaro»


Materiais: Rolos de papel e tintas



«O jardim»
Colorir a lápis de cor


O Sítio deixa os parabéns à colega Ana Ferreira pelo excelente trabalho e convida outras colegas a fazerem as suas partilhas sobre esta ou outra temática. Façam-no enviando os vossos trabalhos para o nosso mail sitiodaeducacao@gmail.com ou para a nossa página do facebook.

Até breve e boas partilhas!