Vamos chamar a primavera ( A divulgação do projeto)


O nosso projeto chegou ao fim, o que era, inicialmente, um trabalho para abordar a primavera, transformou-se num projeto sobre o espantalho! Realizámos em grupo uma planificação, registando as tarefas a realizar, os materiais que iriamos utilizar e os recursos a usar e fomos dando vida a esta ideia!
 Terminámos o nosso projeto com um convite aos meninos da sala da Geca para assistir à história que a Milena contou.
A Milena deu vida à nossa senhora espantalho e transformou-se na Dora! Chegou à nossa sala de tractor e tudo, pronta a cuidar dos campos e das hortas dos meninos!!!

Foi muito divertido, ouvimos a história, dançámos e estamos cheios de curiosidade para ver as nossas flores a crescer!


Um pouco sobre a génese do projeto...
  • O tema primavera deu lugar a um tópico associado: o espantalho
  • Ponto de partida do projeto: História em DVD « porquinha peppa e o senhor espantalho»
  • planificação coletiva ( atividades a desenvolver/como?/com quem?/quando?)
  • Utilização de recursos variados: História/cartões de imagens/cartões de sequência temporal/plantação das flores/pesquisa de imagens sobre o espantalho/elaboração do espantalho/dramatização: semear uma flor/dança coletiva ---execução do projeto
  • As atividades a executar: dramatização de uma história « o espantalho adormecido»/visita da Dora na sala/visita dos colegas da sala da Geca/elaboração de painel com colagem das imagens trazidas pelas crianças na sua pesquisa em casa com os pais  ---- Divulgação do projeto
  • Registo da opinião do grupo face a todas as atividades (o que gostamos/não gostámos)/Registo escrito do educador (avaliando todo o processo: planificação coletiva/atividades/recursos/atividades/divulgação --- Avaliação do projeto