O espaço e a decoração no pré-escolar



A forma como organizamos o espaço da nossa sala, é meio caminho andado para o sucesso dos que a frequentam, assim hoje vamos refletir sobre a forma como se devem «pensar» na divisão da sala em áreas de interesse de acordo com o grupo que vamos receber!







Todo o espaço da sala deve ser estruturado de forma a promover:
  1. A socialização
  2. o jogo simbólico
  3. a autonomia/privacidade
  4. criatividade:


1. A socialização desenvolve-se a cada momento, mas deve ser pensada como fio condutor de toda a atividade a desenvolver, assim o espaço deve ser propicio a esta relação pessoal e social entre os pares e a equipa de sala. Não se esqueçam de:
  • Colocar um tapete, com almofadas ou mesa e cadeiras que funcionem como centro de encontro e de partilha.
  • Permitir que o grupo possa não só partilhar os brinquedos da sala como os que vêem de casa.



2.O Jogo Simbólico encontra-se em todos os espaços, pois a brincadeira é a linguagem que a criança usa para conhecer e comunicar com o mundo e com os outros assim não se esqueça de:
  • Criar áreas de interesse, divididas por temáticas de acordo com as preferências do grupo, onde se possam partilhar explorações, jogos e brincadeiras que os ajudem a partilhar problemas e avançar soluções entre si. durante as suas brincadeiras,
  • Procure criar espaços para que a criança se possa mascarar e maquilhar tenha nesse espaço uma arca com acessórios, um cabide com disfarces e uma mesa com materiais de maquilhagem bem como um espelho

3.A autonomia/privacidade devem ser privilegiadas em todas as atividades, assim, as crianças podem crescer seguras das suas capacidades e evitar recorrer a todo o momentos aos adultos de referência dentro da sua sala. Não se esqueça de:
  • Colocar à altura da criança tudo o que ela precisa de usar, painéis de exposição de trabalhos, armários e estantes, arcas de fecho simples e leves, para que a criança as possa transportar/ ou aceder aos materiais pedagógicos e lúdicos.
  • O mesmo se aplica nas casas de banhos, os lavatórios e demais louças deve ser colocadas à altura da criança, bem como um espelho e estantes para colocarem os seus objetos pessoais, como a escova de dentes e o seu copo.
4.A criatividade deve ser estimulada  em todos os momentos de cariz lúdico e pedagógico. toda a obra da criança deve ser respeitada e  sujeita a comentários que a incentivem a tentar ser/e fazer cada vez melhor.

Crie um espaço polivalente dentro da sua sala!
Se houver espaço físico vale a pena pensar numa sala multiusos!
Embora as nossas salas já sejam pensadas para multi funcionalidades pedagógicas e lúdicas, podemos, caso exista espaço físico para tal, pensar numa área onde o grupo possa:


  • planificar a sua atividade - criando uma sala de reuniões , com expositores e jornais de parede, o espaço pode também ser usado pelos pais para as reuniões com a educadora.
  • explorar de forma mais ampla a expressão motora/plástica/musical - criando um mega atelier- 
  • usufruir de um espaço de descanso para os elementos mais novos do grupo.
  • ter um espaço dedicado à pesquisa, com uma biblioteca mais específica, computador, a tv, dvd e/ou outros materiais de apoio.
  • criar um painel destinado à planificação diária/semanal bem como os mapas de presenças, tarefas ou outros.
  • Este espaço deve funcionar como ponto de partida para todas as atividades lançadas pelo ou para o grupo.
  • Este espaço deve conter almofadas, tapete, ou mesa e cadeiras de forma a que todos possam falar e serem ouvidos por todos.
A decoração do espaço e as diversas temáticas

A decoração do espaço deve ser pensada em conjunto, devem ter como base os gostos generalizados do grupo, o número de meninos e de meninas e com eles decidir  a temática que corresponde ás expectativas de todos.


O meu grupo descobriu recentemente as aventuras do Sid ciências e gostam de assistir aos episódios desta série. 
Numa conversa de grupo falámos das decorações e logo alguém se lembrou do sid e dos seus amigos, assim decidi pensar na nossa sala como um pequeno laboratório onde possam aprender e explorar à semelhança do  que faz a personagem da série!

No próximo poste vou partilhar convosco alguns dos moldes que irei usar na elaboração das nossas decorações, não percam!!

Até breve!
Milena Branco