A brincar também se aprende!


Hoje venho partilhar convosco momentos de aprendizagem natural dos frescos. Aprendizagens na área pessoal e social, no conhecimento do mundo, na matemática e nas diferenças formas de expressão e comunicação, tudo isso a brincar em grupo ou de forma individual, venham espreitar!

Brincadeiras de jogo simbólico...
  • Desenvolver a capacidade de se envolver/vivenciar/criar  situações, simuladas, da realidade da criança ou do fruto da sua imaginação
  • Tomar consciência de si e do outro
  • Ser capaz de vivenciar situações/emoções usando o seu corpo como veículo de expressão e comunicação

A explorar as tarefas domesticas...



Algumas profissões...

Contabilidade...


Médicos...




 Exploração do quadro preto

  • Emergência natural  da escrita
  • Exploração de um plano inclinado
  • Exploração de novos materiais ( giz colorido)




Construções
  • Noção de cor, forma geométrica, altura e texturas
  • Jogo simbólico através da construção a 3d 






Uns binóculos para ver mais longe...

Biblioteca
  • Despertar o gosto pelo livro
  • Respeito pelo livro enquanto obra e veículo de informação
  • Observação atenta das imagens, descodificação de mensagens 
  • Trabalhar a concentração sustentada
  • Diferenciar o código escrito da imagem
  • Atividades para explorar de forma individual ou em grupo

A nossa biblioteca e a caixa das temáticas...

Livros temáticos e pequenos dicionários de imagens...


Recortes de revistas e contos infantis...

Enciclopédia dos animais...
Jogos
  • Noção de cor, forma, tamanho...
  • Construções a 3d
  • Desenhos geométricos
  • Associação de imagens
  • Seriação e conjuntos


Casas...

Desenho com formas geométricas

Loto de imagens

Puzle


Modelagem
  • Noção de textura, cor, forma, tamanho...
  • Construções a 3d
  • Jogo simbólico na modelagem
  • Esculturas com elementos naturais

Papinhas de faz de conta



Esculturas

A família...

A árvore de outono



«A educação está a gerar mudanças no pensar da criança e todos nós, pais e educadores, acreditamos que a forma da criança olhar o mundo já não é a mesma. É nessa perspetiva que se apresenta o J.I. como a oportunidade de dar às crianças uma “nova” infância. Uma infância que tem de ser respeitada nos seus interesses e curiosidades, em que a criança deve brincar muito e através da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.(..) As crianças aqui, recebem cuidado e atenção e têm espaço para explorar, brincar e para se conhecer a si e aos outros, chegando assim ao conhecimento do meio. Na sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No espaço exterior, divertem-se a pisar a areia e a relva, ou, a subir descer o escorrega... 
Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes andam a "cantarolar" as canções que lhes ensinamos e imitam a nossa coreografia. Assim é o dia das crianças na nossa sala. Queremos usar a exploração de objetos e tirar o máximo partido das brincadeiras espontâneas entre as crianças. Assim elas conhecem-se, conhecem o outro, a sua cultura e pouco a pouco vão moldando as suas personalidades sociais, elas usam todos os recursos de que dispõem para explorar o mundo, ampliar sua perceção sobre ele (e sobre si próprios), organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos.» in, Projeto curricular de sala ano letivo 2010/11 ed. Milena Branco