Conhecer os outros, conhecer-se a si, conhecer o mundo!

A nossa semana começou com a ideia de saber quantos somos, será que somos mais meninas ou meninos?
Assim (e aproveitando os últimos dias de verão) fomos passar a manhã no recreio para fazer um jogo muito especial...fomos brincar ao senhor barqueiro, sabem a música? Os frescos adoram este jogo mas desta vez alterámos um pouco as regras...


Na «ponte» deixámos um menino e uma menina e sempre que lá parava um barqueiro a pergunta era:
«És um menino ou uma menina??»
Depois de dar a resposta ocupava o lugar a trás do elemento do seu género. Foi muito divertido vejam como foi!





Depois de todos passarem a ponte ficámos com dois conjuntos, o dos meninos e o das meninas!
Quem será que vai ganhar??


Dei a cada elemento do jogo  um bonequinho que representa o género feminino e o masculino (fruto de umas ofertas que deram para a escola, são uns bonequinhos de madeira bem giros!)


Depois de contar os elementos de cada conjunto iniciámos o registo do resultado do jogo...


Os elementos da « ponte» realizaram o seu auto retrato.


Depois um a um foram colar ( a trás do elemento da ponte que corresponde ao seu género, o seu bonequinho...reproduzindo a fila a trás da menina e do menino...


E o nosso registo ficou assim...


Foi muito divertido, mas depois a chuva ameaçou que ia chegar e voltámos para dentro da sala para terminar o nosso registo!


Numa outra folha voltámos a realizar uma contagem, desta vez a Ana e a Lara escreveram uma etiqueta que identificava a fila de meninos e meninas ( A Lara teve alguma dificuldade em diferenciar a letra M da letra N, mas isso fica para outro dia...), escolhemos duas cores (que na opinião do grupo retratam os dois géneros) e colocámos as mãos na tinta!


Os meninos usaram o azul...



As meninas o cor de rosa


No final da pintura contámos todos os lementos, somos 13 meninas e 11 meninos, parece que afinal foram as meninas que ganharam!!


Escrevemos os números em tiras de papel e recortámos em quadrados...
Depois foi só colar!


Conhecer-se brincando, permite à criança envolver-se com os outros, travando com eles laços afetivos e lúdicos que lhes permitem, juntos, conhecer o meio que os envolve. Brincar é importante ao longo de todo o ano (é aliás uma tarefa sempre presente no nosso mapa de tarefas semanal) mas é ainda mais importante nos primeiros dias do regresso à escola.
Brincar é assim uma estratégia/recurso que nos pode ajudar a articular diversas competências e aprendizagens.
Nesta atividade de cariz motor tive oportunidade de recolher dados importantes sobre diversas áreas:

Formação pessoal e social
  • Na forma como a criança se vê, reconhecendo o género a que pertence
  • Na forma como a criança se vê ou não como parte de um grupo de referência
  • Na forma como a criança se comporta numa situação de jogo coletivo ( observando a forma como se comporta perante o outro, se aceita a sua presença, se aceita participar no jogo, se ela se isola, se recusa a atividade, ect..)
  • Na forma como lida com a frustração perante o sentimento de derrota
Conhecimento do mundo
  • Na forma como a criança reconhece (e cumpre) as regras e tempos do jogo
  • Na forma como a criança reage a jogos e canções tradicionais 
Expressão e comunicação
  • Na forma como a criança vê a matemática, observando os conteúdos que já adquiriu (elaboração de conjuntos, contagens, número, cores)
  • Na forma como a criança reconhece o código escrito ( reconhecendo e diferenciando números e letras, reproduzindo o seu nome sem cartão de modelo)
  • Na forma como a criança conhece o seu corpo e os seus segmentos e a forma como os usa (no controlo da marcha, entrar e sair de um espaço - ponte-, na pega do marcador, no uso da tesoura durante o recorte etc..)
  • Na forma como usa o discurso oral ( enquanto canta, fala, ect..)

O brincar é uma ferramenta útil e acessível a todos nós, um recurso que deve ser explorado todos os dias. Através dele retiramos informações importantes sobre o desenvolvimento, interesses e necessidades de cada criança.

Amanhã mostro como ficou o nosso mapa do tempo que já está a funcionar!

Ed. Milena Branco
Conhecer os outros, conhecer-se a si, conhecer o mundo! Conhecer os outros, conhecer-se a si, conhecer o mundo! Reviewed by Milena Branco on quarta-feira, setembro 16, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.