De volta à escola!


Na semana passada abri as portas da nossa sala mais uma vez, os frescos iriam contar com 4 novos amigos e estávamos todos ansiosos por conhecê-los!!! E por nos voltarmos a encontrar, venham ver como foi (re)iniciar um novo ano letivo, vejam como está o espaço e quais as primeiras atividades que resolvemos fazer!
A mesma sala um novo espaço


A área onde vamos guardar os nossos portfólios, explicarei noutro dia como tudo se irá organizar. Por agora mostro-vos apenas o espaço. Esta é a mesa adptada do nosso Tomás.


Como sabem no  ano passado os frescos construíram uma biblioteca para o Tomás e aqui está ela com novos livros prontinha para novas descobertas!! A biblioteca fica logo ao lado da área das mesas.


A novidade deste ano é o cantinho dos computadores, temos mais um pc e iremos usar a pen de internet para as nossas pesquisas, contamos também com a máquina digital e uma pen para podermos ir ao gabinete fazer as nossas impressões pois não temos impressora na nossa sala.


Agora o espaço de jogo simbólico. Começemos pela área da casinha!


Aqui mantemos os materiais que construímos no ano passado para os nossos teatrinhos.



Logo ao lado é a área da garagem.


No final da primeira semana de escola os frescos queriam voltar ás suas rotinas e inaugurámos o nosso mapa de presenças, agora mensal!Combinámos os símbolos a usar e decidimos manter o mesmo (+) e um novo mais simples para os frescos mais novos (0).A Aline foi a primeira menina responsável da nossa sala e explicou a todos como se usa e para que serve este mapa.



Os meninos novos precisam (por agora) da minha ajuda...


E pronto cá estão eles frescos e fofos a comer o lanche da manhã: Maçã!!


Mesmo que pela manhã seja duro deixar ir os pais embora, o dia parece depois decorrer de forma bem divertida!!!



O Tomás cedo matou saudades da sua bola de pillatos!!!


O nosso amigo Leonel adora pintar, a Francisca ofereceu-nos cadernos de colorir e ele parece adora-los!!Bem vindo Leonel!


A nossa amiga Rafaela gosta de rabiscar! É bom ter-te connosco amiga sê bem vinda!!


Para os restantes os primeiros dias são para explorar os novos materiais e a disposição do espaço!


O Tomás adorou os livros novos!!


O Matim abriu um escritório na casinha!


O Isaac adorou os novos adereços de pirata das caraíbas!!!


O Manuel inaugurou a oficina de modelagem e depressa criou novas esculturas!


O André não fala português, mas na nossa sala basta ser criança para conseguir comunicar com os amigos e logo se mostrou interessado em brincar na garagem!


AS rotinas e os mapas da sala são instrumentos valiosos e o grupo reparou que não havia mapa de aniversários, o Manuel está preocupado pois faz anos em setembro e precisamos de marcar o dia dos anos...«Milena vamos fazer o mapa eu e o Isaac» (Manuel 4 anos) E lá foram eles para o novo espaço,na sala da entrada (depois explicarei para que serve este espaço) e colocaram mão à obra! No ano passado usaram desenho, este ano estão a usar o recorte e colagem nas decorações temáticas, venham ver a ideia deles...


Decidiram explorar os dias temáticos de cada mês, assim no mês de setembro o Manuel decidiu criar o mês dos aniversários, recortando bolos e bandeirinhas e ainda copiou a etiqueta «aniversários» na sua folha, copinado a etiqueta que está na parede.


O Isaac e o Francisco ajudaram-no nesta missão. Usaram as revistas do panda que comprámos o ano passado e um velho calendário de onde cortaram as etiquetas com o nome dos meses.


A amiga Marta fala pouco português mas entende tudo o que dizemos e fazemos, assim decidiu colaborar na recolha de elementos para o mês de Dezembro, o natal.


A Aline ficou responsável pelo mês de outubro e elegeu o outono como temática, os elementos que recortou foram as uvas.



Como se trata do mapa de aniversários existe um elemento obrigatório, um elemento que espelhe os aniversário, assim todos os meses existem bolos ou balões.


A nossa sala recebeu uma amiga que nós já conhecemos (veio de outra sala da nossa escola) a Inês P. ela também faz anos em setembro e veio dar uma mãozinha!!


A Ana adora o dia das bruxas e decidiu elaborar o mês de novembro com elementos assustadores!!!!


A nossa Joana está concentradissíma na sua colagem natalícia!!! E o Samuel lembrou-se do nosso teatro dos reis e tratou do mês de janeiro!


Já que se anda a falar e a construir o mapa dos aniversários a Lara decidiu criar um bolo de aniversário feito de plasticina de várias cores!

Mapa de aniversários


SETEMBRO _ ANIVERSÀRIO / FESTA


OUTUBRO - OUTONO/VINDIMAS


NOVEMBRO / DIA DAS BRUXAS



NOVEMBRO / NATAL


JANEIRO /DIA DE REIS




E na 6ª feira iniciámos as nossas apresentações ao grupo, esta semana sobre o nosso novo mapa dos aniversários!


Os nosso primeiros oradores!

Foi assim a nossa primeira semana de escola na nossa sala, os frescos e as suas famílias estão de parabéns!!
Amanhã já é segunda feira e o que será que a reunião de tapete nos irá trazer?
Não nos percam de vista, até breve!

Ed. Milena Branco