Dia da festa de Outono!!

O nosso recreio está cheio de folhas secas que o Outono fez cair ao chão... Numa manhã desta fomos com o nosso amigo Tomás brincar  e fizemos uma piscina de folhas para ele, depois enchemos uma caixa de folhas e na sala resolvemos usa-las em criações artísticas em tons de outono, queres ver como foi?


Na caixa de areia os frescos criaram uma piscina de folhas para brincar como Tomás e a nossa amiga Tânia fez uma chuva de folhas que ele adorou!


Na sala explorámos as corres típicas e quentes do outono: AMARELO, VERDE, VERMELHO e COR DE LARANJA. Encontrámos essas cores em lápis de cor e cera e também nos marcadores.


Desenhámos umas coroas (com o molde que usamos no dia de reis) e decorámos com desenhos alusivos ao outono usados essas cores. Depois escolhemos uma folha bem gira e colámos para criar a coroa de outono que iríamos usar na nossa festa de outono.


Cá está ela!



Sempre que muda a estação há guerra no caldeirão! ( explorámos o poema «caldeirão das estações»)
Assim criámos o nosso próprio senhor outono!
Explorámos o esquema corporal usando as folhas para criar o corpo de senhor outono.


Assim lá foi ele ganhando forma...


Como é dificil desenhar nas folhas secas, logo nasce um problema, como vamos fazer o rosto do senhor Outono?
 A solução veio pelas mãos da Taísia que resolveu desenhar numa folha de papel e recortar para depois colar no seu senhor Outono. Todos os amigos seguiram a sua ideia brilhante e resolvemos o problema!

A sala ficou cheia de folhas no chão, então chamámos a equipa de limpeza que rapidamente varreu as folhas e as colocou no cesto do lixo, por estarem partidas não podiam voltar a ser utilizadas.


Este foi o resultado final, ficou fantástico!!


Tivemos ainda tempo para fazer um bolo para o lanche partilhado no dia da fresta de outono!


Usámos a batedeira para bater claras em castelo (3 ovos)


Numa tijela á parte batemos as gemas com o açúcar (1 chavena de açúcar por ovo)
Depois juntámos a farinha de milho e de trigo com o fermento e mexemos muito bem. Já quase no final juntámos o leite e o óleo (2 chávenas de cada) O Manuel explicou aos colegas a função do fermento que mais ninguém conhecia! « Faz o bolo crescer!»


Depois de o cozer no forno deixámos repousar e a Milena trouxe de casa uma cobertura de chocolate que colocámos por cima do bolo, estava delicioso!!
A Lara nesse dia quis fazer um bolo em casa com a mãe e fez!! No dia da festa tínhamos para partilhar o nosso bolo de milho e o bolo de iogurte da Lara!! Os colegas fizeram bolos também e foi uma festarola!!


O refeitório encheu-se de coroas de outono e preparou-se para ouvir os frescos a contar a sua história


Depois de uma semana a preparar esta teça de teatro (podem rever os preparativos aqui) estava tudo a postos!!


Todos desempenharam funções diferentes para a realização da festa, uns fizeram os fantoches, outros pintaram o cenário...
Os frescos mais novos (3anos) foram os artistas de serviço para o cenário, retratam os elementos decididos pelo grupo: VENTO; SOL; CAMPO DE MILHO E A ÁRVORE DE OUTONO!


Desenhar árvores é complicado, então um grupo de amigos foi ajudar a completar o cenário para que tudo ficasse como haviam decidido!

No dia da festa os nossos contadores de histórias estavam mega divertidos!!!


Foi uma manhã diferente!! Em que demos as boas vindas ao senhor Outono!!


E aproveitámos para disfrutar dos seus raios de sol quentinhos!!



Na próxima semana celebra-se o dia da alimentação, não nos percam de vista e acompanhem o que vai acontecer na sala dos frescos!!

Um abraço
Ed. Milena Branco