Árvore de natal - explorando o grande, médio e pequeno-

Adoro o natal e aproveito sempre para trabalhar a matemática aliando-a à área das expressões. No ano passado usámos uns quadrados de esferovite para construir a nossa árvore de natal, recordem este projeto aqui , este ano quando abordámos a ideia de realizar a nossa árvore de natal os frescos recordaram como ficou gira a nossa árvore geométrica e a Ana teve uma ideia« podemos usar outra forma geométrica.Usámos quadrados e agora podemos usar retangulos!» E foi o que fizemos venham ver como decorreu este projeto!!


Usámos cartolina branca e cortamos várias tiras retangulares que fomos colorir com as dois tons de verde e alguns brilhantes, afinal é natal!!

O grupo responsável por este projeto, queria encontrar uma forma de usar estes retangulos para criar uma árvore mas descobriram um problema «Os retangulos são todos do mesmo tamanha...não dá...» Lara


Encontraram a solução no nosso dosseir de moldes e ideias.... num papel pediram -me  para lhes desenhar «uma árvores destas mas com as tiras que pintamos...» Lara
Fingi não entender a questão e ela explicou a sua ideia muito bem, « tem de ter um grande, um médio e um pequeno, como este vês?» Lara



Depois levou o desenho que eu rabisquei e voltou para junto dos colegas tomando a frente do projeto, Decidiram então cortar as tiras com os 3 tamanhos pretendidos... grande, médio e pequeno!


Depois colaram as tiras numa folha de papel de cenário e a árvore ia nascendo, tal como a Lara a tinha imaginado!!


Ainda faltava uma coisa dizia ela «falta o pé da árvore!» Lara
Com uma caneta ela resolveu o problema.
Vieram então mostrar o seu trabalho e eu que os gosto de provocar pergunto « Se não tem nome como sei quem fez a árvore?


Foram logo buscar os cartões modelo com os seus nomes e com os marcadores cada um escreveu o seu nome, surge outro problema... « A Yara já foi embora, e não escreveu o nome...» Inês O.
Volto a provocar...« Então podes tu escrever o nome dela basta copiar do cartão as letras»


A Inês O. chamou a Ana e juntas escreveram o nome da Yara, letra a letra, com muito cuidado para não esquecer nenhuma!!!


Gosto de provocar situações que façam as crianças refletir, questionar, testar e resolver os seus problemas diários. Crianças que pensam serão adultos interessados e ativos na sociedade! A matemática, a escrita, o meio e as artes devem ser descobertos dia a dia, temática a temática, eles estão sempre lá, por vezes muito explícitos, noutras vezes, nem por isso, mas os resultados sugerem que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade estas competências quando confrontadas com uma proposta de aprendizagem em que o lúdico e o brincar desempenham um papel fundamental: Aprender!. A brincar trabalhamos todas as áreas curriculares:

Formação pessoal e social:
* Partilhar conhecimentos e tarefas nem pequeno grupo de trabalho
*Ajudar o outro, ser prestável
*Saber ouvir e fazer-se ouvir dentro de um grupo de trabalho
*Ter iniciativa
*Planear, testar, realizar e resolver os problemas que encontra durante a realização dos seus projetos

Área da expressão plástica:
*Ser criativo
*Explorar técnicas de pintura com relevo e brilho
*Ter sentido estético
*Usar a tesoura e recortar
*Explorar técnicas de colagem, usando um modelo

Área da linguagem oral e abordagem à escrita:
*Usar o desenho como registo escrito na planificação dos seus projetos comuns
*Copiar palavras usando cartões de modelo
*Reconhecer o código escrito como elemento identificativo de si e dos outros
*Identificar o seu nome escrito e o dos seus pares

Área da matemática:
*Reconhecer e diferenciar figuras geométricas
*Recordar atividades passadas e saber situa-las numa linha temporal
*Diferenciar tamanhos diferentes num mesmo objeto
*Explorar noções espaciais numa construção

Área do conhecimento do Mundo:
*Reconhecer as tradições e simbologia relacionadas com a festividade do natal
*Conhecer as partes constituintes de uma árvore