FEsta dos REis numa escola católica

Este ano o nosso projeto de sala é sobre a Rainha Santa Isabel. Sim eu sei somos crianças de 3 anos e o que queremos nós saber da Rainha Santa Isabel? Pois bem, a verdade é que há uma mensagem bonita em todas as histórias e, este ano no dia de Reis a Liliana resolveu contar-nos um belo milagre!



Chegou com o fantocheiro e todos ficámos em silêncio à espera do que aí vinha… Os fantoches foram aparecendo e contando uma linda história duma rainha que era diferente de todas as outras… Os fantoches foram feitos pela Liliana, simples cópias pintadas por ela e erguidas num lindo pau do doutor…(Há muito que nos habituámos a ter pouco, pouco importa o luxo dos materiais, o mais importante é mesmo a mensagem que se passa e a Liliana até se esforçou por dar uma cor mais bonita aos nossos fantoches.)

Mas voltemos à história Isabel era casada com um rei mauzão que queria ter muitas riquezas e a rainha não. . Rezava muito a Jesus para ajudar todos os pobres do mundo e escolheu não usar coroa! Mas como podia ela ser uma rainha sem coroa???  Para ela a verdadeira riqueza era poder ajudar os outros e todos os dias Isabel ia até às portas do palácio distribuir pão aos pobres.

Desconfiado, um dia o rei apanhou Isabel e sem perder tempo perguntou-lhe “O que levas no colo?”. A rainha atrapalhada respondeu“são rosas senhor, são rosas!” e quando abriu o manto todo o pão tinha sido transformado em Rosas!!



Adorámos a história pois só uma rainha muito especial poderia abdicar de usar coroa e usar as riquezas do palácio para ajudar os outros e a Liliana não tardou a perguntar “E vocês ajudam?!”. Ouviu-se alguém dizer “eu ajudo a minha mãe a pôr a mesa!”, Boa já é um começo responde a Liliana.

Na verdade, o importante era captar a atenção destas crianças tão egocêntricas (próprio da idade claro) para a realidade de outras crianças que não têm praticamente nada. “Bebem leite lá em casa?” perguntou a Liliana e todos responderam “Simmmm!” e foram confrontados com outra realidade “sabiam que há meninos que não têm leite em casa para beber?” (tinha recebido a indicação da CARITAS, nossa vizinha, que o leite era a grande lacuna na distribuição às famílias. Chega pouco do banco alimentar para todas as necessidades!) “Eu tenho muito lá em casa” prontamente respondeu um pequeno. “E se cada um de nós trouxesse um pacote de leite? Juntos íamos dar leite a muitos meninos!”, todos adoraram a ideia e à tarde pediram à mãe e ao pai para trazer no dia seguinte o leite. 



Combinámos também outra coisa, se a Rainha Isabel não precisava de usar coroa nós também não!! Pois bem vamos então fazer outra coisa…
 
     Decorámos a nossa medalha do dia de reis mas a grande surpresa foi a mensagem que a Liliana escreveu na medalha “Sou um rei solidário!” .
E todos exibiram as suas medalhas quando fomos até à avó Gabi (responsável pela CARITAS) para doar os nossos leites!! Ficam as imagens que falam mais do que mil palavras….


Pela educadora Liliana Coelho
Comemoração do dia de reis 2016



Existem valores que são difíceis de ensinar, é necessário vive-los em família, na escola e na comunidade onde está inserida a criança. Conhecer-se a si, leva a criança a reconhecer o outro, a entender as suas inquietações e sentimentos. Para a criança é relativamente fácil colocar-se no lugar do outro,  assim, cada vez mais acredito e concordo com o professor Américo Peças quando afirma que « as crianças não são pequenas demais para sentir os males do mundo»....
Cabe ao educador promover essa sensibilização.
 A criança não pode ser um objeto de educação, mas sim o SUJEITO ativo nesse processo. Desde os primeiros dias de vida a criança…
Deve ser ouvida
Deve poder associar-se em projetos com os quais se identifique
Deve ter espaço e a ter opinião ----na ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE
A formação pessoal e social mais não é que a promoção de um desenvolvimento fisico, emocional, familiar, social, com base no respeito mútuo, fortalecendo a auto-estima da criança, formando a sua identidade respeitando a sua personalidade e diversidade dos seus interesses.

Afinal.... «Ninguém se faz cidadão sem se envolver na cidadania» Américo Peças

Educadora Milena Branco