Sabes o que é a Paz?

Os frescos sabem que a música faz parte das nossas ferramentas de aprendizagem e este ano no natal a Milena apresentou-nos um tema da nossa amiga Alda Casqueira sobre a paz, mesmo sem entender a que se refere a canção gostámos muito dela e usámo-la na nossa festa de natal, com a promessa de voltar à sua mensagem de paz logo depois das festas.... afinal sabes o que é a paz???

A nossa festa de natal foi muito gira, andámos ás voltas com a letra da canção que falava de duas coisas:
  Paz e Presentes
Então pensámos  em fazer uma coreografia desta música com uns passos de Zumba!! E no dia foi muito bonita a nossa atuação venham espreitar como foi!!
Depois da festa do natal e em reunião matinal o tema da canção voltou a ser sugerido e eu não perdi a oportunidade de provocar a retoma do tema: PAZ!
«Sabem o que é a paz?»

Numa folha de papel fomos registando as definições e informações que cada um de nós sabia sobre este tema...

Algumas crianças ilustraram os seus registos escritos com desenho,outras além disso desejaram escrever, copiando o seu registo usando uma frase como modelo.


Numa manhã dessa semana um pequeno grupo foi ao computador procurar imagens que, nas suas opiniões, se ligavam ao tema da paz...


Encontrámos um coração partido, porque« quando não há paz o coração fica partido e triste...» Leonor


A Maria encontrou um menino da guerra « tem de ser castanho, eu vi na televisão a guerra no país dos meninos castanhos e eles estavam a chorar...» Maria

Para a Taísia a definição de paz é «brincar com os amigos, ser bom amigo e partilhar» Taísia


Houve depois uma chuva de desenhos sobre as imagem que foram sendo recolhidas...


Para a Bárbara e o Isaac, a paz «é fazer tudo bem, falar baixinho e partilhar, dar as mãos e sermos todos amigos!!» Bárbara, então ela e o Isaac resolveram reproduzir a imagem de que gostaram mais...adivinhem qual foi...



O Manuel em casa a brincar com a mãe aprendeu a fazer meninos e para ele « a Paz é dar as mãos e ser amigos» Manuel


No final da semana o nosso painel da sala estava pronta a primeira exposição dos frescos deste ano!!


E não é preciso disser mais nada, agora todos sabemos o que é a Paz!!!







Ao longo do mês de Janeiro a temática abordada na sala dos frescos serão os valores, a amizade, a cidadania, a solidariedade e a inclusão.
Enfrentamos hoje um novo paradigma: A CRIANÇA POLITICA
Sempre tivemos um discurso preconceituoso sobre a criança e a infância. Não fomos capazes de olhar a criança como um ser semelhante durante séculos. Temos falado DA/PARA A CRIANÇA e não COM A CRIANÇA.
O educador deve olhar as crianças do seu grupo como seres individuais e únicos que formam um todo, uma micro sociedade que deve ser pensada, gerida e vivida em grande grupo.
Assim...a  criança :
Precisa e merece ser ouvida
Merece tempo e respeito para participar num diálogo/partilha/projeto
É um sujeito ativo no processo educativo
Tem o direito a ser ouvida e a ver a sua opinião escutada e valorizada.( tal como defende a convenção dos direitos da criança, 20 de nov. de 1989)
A criança é um ser FISICO, SOCIAL, CULTURAL E POLITICO
A criança não pode ser um objeto de educação, mas sim o SUJEITO ativo nesse processo. Desde os primeiros dias de vida a criança…
Deve ser ouvida
Deve poder associar-se
Deve ter espaço e a ter opinião ----na ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE
Assim alargaremos os conhecimentos da área da formação pessoal e social cruzando-a com as outras áreas transversais, as expressões e o conhecimento do mundo.
Educadora Milena Branco