Experiências Sentidas ; A Inauguração

Segundo Vygosty as componentes chave do brincar são ; o jogo simbólico e as regras,  criadas e antecipadas pelas crianças antes do início da atividade ludica. Segundo o autor , sempre que brinca, a criança cria uma situação imaginária na qual assume um papel, que pode ser, inicialmente, a imitação de papéis familiares e sociais . Assim, ela traz consigo regras de comportamento que estão implícitas e são culturalmente constituídas. No passo seguinte ela reformula as regras do jogo de forma a promover o seu bem estar social,  dramático /simbólico e afetivo.  As regras servem então de elementos de segurança,  aparecendo como solução antecipada de futuros conflitos. 
Antes da inauguração os frescos acordaram as regras de funcionamento da cozinha de lama. Pensaram na forma como iriam partilhar o espaço e os materiais.  Então imaginaram 3 espaços,  o pic nic,  o restaurante e a cozinha. Assim no dia da inauguração e nos que seguiram não houve de fato conflitos. 
 Na manta de pic nic ficam a cesta e os materiais que se usam nessa atividade.  
 Na mesa do restaurante ficam os clientes que fazem os seus pedidos gastronómicos.  E por fim...

Os cozinheiros! Assim todos têm oportunidade de brincar com todos os materiais e explorar os diversos jogos dramáticos e simbólicos criados. 

Pouco a pouco os elementos naturais foram sendo adicionados aos utensílios.  Procuraram folhas, pedras e até cogumelos para tornar ainda mais divertidas as brincadeiras nesta área! 

Brincam aos pasteleiros (explorando as profissões),celebraram aniversários... 

Espantam-se com as descobertas que fazem no jardim da escola. .. 

E descobrem animais fascinantes... 


Nunca foi tão divertido brincar no recreio! 
Experiências Sentidas ; A Inauguração Experiências Sentidas ; A Inauguração Reviewed by Milena Branco on quinta-feira, agosto 18, 2016 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.