Organização Do Espaço No Olhar Pedagógico



A organização do espaço da sala de atividades por áreas de interesse bem definidas, permite uma variedade de ações muito diferenciadas e reflete um modelo educativo mais centrado na riqueza dos estímulos e na autonomia das crianças. Por sua vez, os objetos e a natureza de cada área ditam o tipo de atividades que nela poderão ser realizadas.


Para uma melhor organização do espaço torna-se necessário seleciona-lo bem, como aos materiais e conjuga-los com os interesses do grupo. A organização da sala pode sofrer mudanças periódicas, mediante o decorrer do ano letivo. 


É importante solicitar as ideias das crianças e a sua participação em todo este processo! Também pode ser pedida a colaboração dos pais, familiares e de elementos da comunidade onde se insere o jardim-de-infância, para fazerem e/ou doarem equipamento e material para as áreas segundo as suas possibilidades.

Este ano pedi às famílias alguns livros e cd-rom de jogos didáticos para enriquecer a área da biblioteca e do computador. 



No jardim-de-infância tudo tem um objetivo pedagógico e a organização da sala também tem!

Devemos pensar na transversalidade dos espaços que permitam o desenvolvimento e aprendizagem nas diversas áreas curriculares e dos seus domínios. 


No que diz respeito ao espaço , não devemos cingir-nos apenas à tradicional casinha, garagem, espaço da manta etc. Devemos sempre alargar para outro tipo de áreas de acordo com os interesses que as crianças manifestam nas suas brincadeiras (daí a importância também da observação que nos permite alargar o nosso conhecimento sobre o grupo). Por exemplo, se um grupo de crianças mostra particular interesse em brincar aos médicos, devemos desenvolver e aprofundar o seu interesse e o seu jogo criando um espaço,  dentro ou fora de uma área já existente, relacionada com o tema e colocando materiais à sua disposição.


A nossa sala tem como área central a área do tapete,  onde iniciamos o nosso dia numa reunião coletiva,  acomodados nas nossas almofadas. É aqui que existe o quadro de presenças, o diário, o plano do dia e o quadro do tempo( mapas que ainda não estão a ser usados por estarmos em fase de adaptação).

Área da Expressão artística –É constituída por mesas e cadeiras para a realização dos trabalhos e de móveis de apoio para guardar os materiais (ex.: lápis de carvão , de colorir e de cera, canetas de feltro, marcadores, plasticina de várias cores, colas de vários tipos, tintas, tecidos, cartolinas, diferentes tipos de papel de várias cores e texturas, tesouras, formas de modelar, pincéis grossos e finos, pratos para fazer as tintas, etc.). O acesso a água para a lavagem dos utensílios é feito na casa de banho .


Área da Garagem – Contém um tapete e uma garagem com carrinhos. Esta área pode também funcionar como local de jogos de construção, existindo para tal uma variedade de caixas com legos de diferentes tamanhos e formas.

Área da Casinha – É constituída por móveis a imitar uma sala ou cozinha, com um fogão e diversas loiças de cozinha em plástico (pratos, copos, tachos, talheres, escorredor da loiça, rolo de cozinha e batedeira) e uma mesa com banquinhos,  um telefone, tábua de engomar ect, a nossa tem ainda, uma pequena cama com cobertor; uma alcofa; várias bonecas; uma banheira com vários bebés e os seus adereços. Também temos  um espelho e um baú, um cabide, apetrechado de roupas e acessórios para as crianças manipularem e imitarem diferentes papéis, facilitando assim o desenvolvimento do jogo simbólico.

Área da Biblioteca e centro de recursos e pesquisa, aqui, tentamos criar uma zona calma, silenciosa e com luz natural, para que as crianças possam disfrutar dos materiais de leitura existentes: livros de vários tamanhos e temas, revistas, cartões de imagens, álbuns, enciclopédias,  dicionários,  livros temáticos,  de poesia,  prosa infantil entre outros. Juntamos também os livros que criámos no ano anterior,  servindo de motor de busca,  nos próximos projetos.  Este ano temos no espaço,  algumas novidades,  como... 

 A Área da Escrita – aqui Reunimos materiais atrativos e que contribuem para que as crianças aumentem o seu interesse pela abordagem à escrita, como por exemplo: ficheiros sobre assuntos a tratado,com imagens e a palavra escrita; canetas e materiais para escrever diversos; suportes diversos para trabalhos escritos, papel, quadro magnético, carimbos de letras e diverso material impresso como revistas e jornais.


—A nossa área da escrita dispõe de alguns jogos de mesa, pois alguns destes materiais podem ser aproveitados.

Outra novidade é a Área da Matemática –  um espaço onde  existem vários tipos de jogos matemáticos: lotos,  blocos lógicos, números e quadro magnético, balança e pesos, copos de medida, ( que espero adquirir em breve)

 Neste espaço é possível aprender noções matemáticas brincando: formar conjuntos (classificar), ordenar (seriar), utilizar figuras geométricas, fazer gráficos e tabelas, entre outras atividades.

Outra novidade é a área das ciências, aqui desejamos apoiar  a curiosidade natural das crianças. 


"As aprendizagens que a criança realiza advém principalmente da acção, da manipulação que faz dos objectos que tem à sua disposição, observando,  testando,  interagindo , descobrindo , a causa/efeito de tudo! "

Aqui Reunimos materiais naturais,  tesouros da natureza,  encontrados no último ano letivo,  ou em família durante as férias.  Conchas,paus,pinhas,ninhos desabitados, da última Primavera... Lupas, um microscópio (que desejamos adquirir em breve) podem ampliar o olhar destas crianças... Estão , assim, criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais complexas.

"Ora, é durante as observações que realiza nas acções que desenvolve, acompanhada ou autonomamente, que começa a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos."( despertar para a ciência" -Me)

Bom Ano letivo!!