Construção E Organização Conjunta Do Espaço

"Num sistema pedagógico como o que se propõe, convém distinguir, uma vez mais, a força integrativa e formadora que a organização representa. 
É certo que a dimensão ecológica do espaço de trabalho, o desenvolvimento da acção educativa, o estilo profissional dos docentes ou o clima sócio-afectivo do trabalho escolar são condicionantes e agentes da história da aprendizagem de uma 
turma. 
 Mas é a gestão cooperada de todos os componentes do ecossistema de 
intervenção educativa que melhor assegura a congruência pedagógica e que mais reforça o valor metaformativo da organização. 
 As transformações sociais e o desenvolvimento científico vêm tornando evidente que só uma organização democrática do trabalho de aprendizagem, sustentada pelos professores e pelos alunos, poderá Educar para a Democracia."(Sérgio Nisa) 
Na nossa sala desejamos envolver cada criança na organização e gestão de todos os espaços,  assim este ano iniciámos a construção de registo que orientam o grupo na compreensão do uso e das aprendizagens que podem absorver em cada um dos espaços existentes na nossa sala.  
Do produto da sua exploração,  reflexão e registos irá nascer o documento orientador de registo e reflexão da educadora e das crianças do grupo,  sobre a forma como aprendem cada um dos conteúdos referidos nas suas anotações,  mas esse documento fica para o próximo post. 
A primeira área alvo de registo foi a das expressões artisticas,  depois de feito o registo o produto final é apresentado na nossa reunião coletiva da manhã. 

Aqui ficam alguns dos nossos registos;

Os registos são feitos em pequenos grupos, explorando as inúmeras potencialidades dos materiais.
" A cooperação como processo educativo em que os alunos trabalham juntos (em pequeno grupo ou a pares) para atingirem um objectivo comum, tem-se revelado a melhor estrutura social para aquisição de competências, o que contraria frontalmente toda a 
tradição individualista e competitiva da organização do trabalho na escola "(Sérgio Nisa) 

Antes do registo final é necessário explorar os materiais e as suas características e utilidade. 



Por vezes juntam-se novos materiais que podem enriquecer uma área específica... 


Este ano a área do computador dispõe de ligação à Internet,  além dos jogos educativos. 




Depois de registados os materiais, as brincadeiras e as aprendizagens, o grupo elabora a etiqueta de identificação,  usando o quadro magnético e os carimbos de letras. 



Por vezes com estes registos surgem ideias que podem enriquecer determinadas áreas,  como aconteceu na área do jogo simbólico... "podíamos brincar aos veterinários,  precisamos de animais e roupa de veterinário" Leonor 

No dia seguinte,  na reunião coletiva apareceram os novos pacientes da nossa clínica! 

E porque a mãe da Leonor trabalha num hospital ela trouxe roupa do bloco para o veterinário poder dar as consultas! 

E na clínica dos frescos não há mãos a medir... 

Assim, o grupo cria,  articula e participa ativamente e de forma continuada na construção e gestão dos espaços e recursos da sala,  aprendem numa escuta ativa das partes e do todo, numa base de respeito e democracia, vivências a pedagogia LAR ( liberdade,  autonomia e responsabilidade).
Milena Branco