A Descoberta Da Leitura E DOS Livros Na Creche

Como é mágico o poder de absorção da criança,  ela observa, e imita gestos e comportamentos aprendendo assim a dar significado ao mundo.
 As canções rimadas, as histórias contadas e dançadas...os livros sempre foram uma presença importante na sala... 
 Já mudei vezes sem conta a área da Casinha dos livros, já criei o hospital dos livros...
sempre com o intuito de promover a linguagem,  a palavra, o livro,  a leitura, o respeito por este objeto, a importância de descobrir nele o mundo real...
 As palavras, as cantigas e as histórias ajudam as crianças a identificar, expressar e perceber significados referentes à língua. É no falar e ouvir com prazer que a criança ganha gosto pela linguagem que incitará o desejo por ouvir, ver e ler livros, por isso nós, pais e educadores, somos elementos indispensáveis no processo de aquisição da linguagem. 
Hoje num momento de exploração livre da sala deparei-me com esta visão ;

E reflito sobre a organização deste espaço,  a importância dos objectos de apoio,  das almofadas, do tapete,  da estante de livros... Reflito ainda a imagem da Maria,  retirada da agitação do grupo, que observa atenta o livro,  as ilustrações,  folheia-o página a página sem pressa,  como quem degusta uma obra literária... Reflito sobre a importância de ter bons livros,  com boas ilustrações,  de ter neles imagens que a criança pode ler e identificar, de forma autónoma,  realizando a "leitura" sem o apoio direto do adulto 
(...) É preciso, então, que ela tenha acesso a figuras simples e coloridas, de objetos conhecidos, que ela identifica mesmo sem saber o nome, apresentadas em paginas brilhantes, cores fortes e desenhos bem feitos. Por muito tempo ela desejará olhar aquelas figuras que falam dela e do seu mundo. E ela começa a gostar dos livros. (...). (SANDRONI & MACHADO, 1987, p.13). 
É tão importante este objeto ;o livro... Como diria Luísa Ducla Soares,  " não é mais que um brinquedo com letras", e que na nossa sala se brinque muito com e apartir dos livros.
(reflexão pessoal sobre uma ocorrência significativa da Maria durante o tempo de brincar,  explorar e conhecer) 

Ed. Milena 


SANDRONI, Laura Constância; Machado, Luiz Raul. (Org.). A criança e o livro: Guia prático de estímulo à leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.