Conhecer Portugal, a Beira Interior

Hoje vamos continuar a nossa aventura por terras de Portugal, ainda no norte vamos explorar a beira interior!


in, Revista dos educadores de infância

Comecemos pela zona mais alta do nosso país, a serra da estrela, que proporciona, durante o inverno um cenário branco e de temperaturas negativas!

Perfeito para praticar desportos de inverno como o sky



Mas os encantos da serra não se ficam apenas pelos dias frios do inverno, durante o verão a serra enche-se de verde e são muitas as pessoas que desfrutam dos passeios a pé pelos caminhos da serra.


Que tal pedirem aos meninos que tragam de casa algumas fotos da visita à serra da estrela, decerto alguns deles já visitaram esse local e podem afixa-la no painel da descoberta de Portugal!

O cão da serra da estrela faz as delícias dos mais pequenos, procurem alguém que possa ter um destes exemplares( eu costumo recorrer ao veterinário da minha zona para saber se existem alguns por perto, ou perguntem ás famílias se têm algum), depois agendem uma visita  na sala, fará sucesso!!
Este é o Mondego, um fiel companheiro de brincadeira da minha Leonor:)


Na serra estes cães são uma mais valia para os pastores, vejam como se vestem a rigor estes homens para suportar o frio da serra

A gastronomia desta região é igualmente rica, quem não gosta do queijo da serra?


Podem fazer uma degustação deste queijo na sala,uns irão gostar outros nem por isso:)
Registem as opiniões de cada um e juntem-nas aos vossos registos sobre a gastronomia regional!


O bacalhau com broa também faz as delicias de quem visita as beiras, porque não convidar uma mãe para realizar uma degustação?Não precisa de ser uma refeição, basta um pouco para que cada um prove e diga de sua justiça!


A cereja é a fruta regional abundante por estes lados e se for na época certa podem também provar, aproveitem e façam uma tigelada, o doce tradicional da zona de trás-os Montes!


Aqui ficam mais uns moldes das habitações típicas das beiras para poderem juntar ás anteriores e não se esqueçam de as colar no mapa de Portugal!





Aqui fica uma sugestão da educadora Teresa Rocha


Agora é hora de conhecer o folclore das beiras, durante o Carnaval, que por lá se chama entrudo, saem ás ruas os caretos chocalheiros, rapazes que procuram raparigas para as chocalhar!Que tal realizar os vossos próprios caretos e realizar uma corrida para chocalhar os colegas das outras salas?Vai decerto ser divertido!!



Não percam amanhã um novo post, desta vez iremos viajar até à beira litoral!