Planificar de mãos dadas


Muitas vezes questionamos a forma como planificamos a nossa acção. Basta refletir um pouco sobre a definição de planificar, «A planificação (ou o planeamento) refere-se à acção e ao efeito de planificar (ou planear), isto é, organizar-se ou organizar algo de acordo com um plano. Implica ter um ou vários objectivos a cumprir, juntamente com as acções requeridas para que esses objectivos possam ser alcançados.» (fonte,http://conceito.de/planificacao), todos concordamos mas podemos planificar de várias formas tendo em conta os diversos modelos pedagógicos utilizados. 

Há até quem veja a planificação como uma rotina, uma segurança para o educador, que vê organizado o fio condutor do seu trabalho, e  para as crianças que aprendem a traçar metas e formas de as alcançar.
A planificação, deve assim assentar na flexibilidade, de forma a favorecer os ritmos e necessidades de cada um, e pela consistência, para que as crianças antecipem o que vai acontecer, de modo a sentirem-se seguras, confiantes, promovendo, ainda, a sua autonomia (Hohmann & Weikart, 2011; Post & Hohmann, 2011). Assim,todos ganham, as crianças alcançam um sentido de continuidade e de controlo  e o educador tende a ter uma leitura posterior da sua conduta educativa, usando a sua reflexão e avaliação da planificação traçada.



O grupo pode e deve participar nesta planificação tal como já abordamos aqui, mas o educador deve ter um olhar educativo  sobre o desejo de saber das crianças que compõem o seu grupo. assim, a planificação da intervenção educativa deve ter sempre em conta um determinado conjunto de etapas:
  •  a avaliação das necessidades (interesses colectivos e/ou individuais de uma criança)
  •  a análise da situação (onde irá decorrer a acção, o ponto de partida para essa situação)
  • e o estabelecimento de prioridades (segundo o seu plano anual de atividades)
  • a selecção de objetivos específicos e/ou gerais a atingir (de forma global ou individual se for esse o caso)
  •  a selecção e organização dos conteúdos temáticas a abordar (por iniciativa do grupo ou do educador)
  •  a definição de estratégias de acção (antevendo estratégias de acção complementares reflexivas)
  • e o plano de avaliação (a forma como pode refletir e anotar as suas reflexões sobre as atividades executadas, as que foram anuladas ou substituídas, bem como os recursos utilizados, o alcance ou não dos objetivos, os constrangimentos ect..)


Tendo em conta todos este aspectos, a equipa educativa do Sítio da Educação reflectiu e organizou tabelas de planificação em diferentes modelos de registo.

A nossa agenda conta com uma área  destinada à reflexão e avaliação da prática educativa, assim contamos com as seguintes grelhas:

Grelha de planificação anual


A grelha de planificação anual, está dividida por 6 colunas (setembro a fevereiro/ março a julho) aqui pode tomar nota das temáticas a desenvolver, anotar as estratégias e pontos de interesse e /ou outras informações que considere importante anotar de forma a preparar o seu ano letivo.

Grelha de planificação Mensal




A grelha de planificação mensal é uma tabela de dupla entrada que conta com as colunas áreas ou domínios, competências a promover, atividades e estratégias e recursos. Esta grelha dispõem de espaço livre de escrita dando à educadora pleno controlo nas suas anotações.

Esta grelha é antecedida pela avaliação mensal, uma página em branco, onde pode anotar da forma que entender, como decorreu o mês, as dificuldades e constrangimentos, a forma como as crianças reagiram mês a mês, temática a temática, fazendo projeções para o mês seguinte.


E por fim a planificação semanal, com espaços para notas, colocando em evidência pormenores importantes relativos à sua prática semanal.


Um dos objetivos da existência da nossa agenda prende-se com a comodidade de poder compilar vários tipos de informação ao longo do ano letivo no mesmo documento, servindo também de memória futura, podendo recuar no tempo e realizar consultas nesta que pode ser uma agenda/portfólio do vosso trabalho.

Se ainda não tem a nova agenda Sítio da educação pode realizar a sua encomenda aqui e recebe-la em sua casa.

Educadora Milena Branco