Portfólio no caminho alternativo da avaliação: conteúdos e estrutura organizacional parte1

O tempo voa e nestes 12 anos de serviço a rotina diária tende a congelar os modos de agir, pensar e planear a avaliação.
A mudança gera dúvidas e receios, dá trabalho, assusta mas ao mesmo tempo dá um novo folgo para encarar o novo ano letivo!

Hoje venho partilhar convosco o conteúdo e a estrutura organizacional do portfólio de aprendizagem que iniciará a todo o gás no próximo ano letivo.

Conteúdos e organização da estrutura

A selecção de conteúdos a inserir no portfólio deve ser retirada da observação e conhecimento profundo da criança e do seu grupo de pares.
Resulta do conhecimento e registo das suas fontes de interesse e da forma como essas espelham a nossa prática educativa e pedagógica. O portfólio deve refletir a aprendizagem da criança e a forma como o educador gere e conduz o currículo dentro da sua sala.

Assim darei um exemplo de alguns conteúdos/separadores que poderia incluir no meu grupo de crianças (com base na observação e conhecimentos atuais)


 *Eu sou 
Um auto retrato da criança num registo e recolha de evidências da forma como ela se apresenta e se define como pessoa, elementos do grupo.

 *Os meus amigos
 Registos das suas relações afectivas com os pares de maior referência entre outras informações significativas neste olhar pessoal sobre si próprio

*A minha família
Uma recolha sobre a forma como a família descreve a criança, sem entrar muito na esfera pessoal e familiar da criança, salvaguardando sempre a intimidade da criança e dos elementos da sua família nuclear.
 *A nossa Sala 
Neste separador podem ser incluídas a aprendizagem referentes aos instrumentos piloto que uso na minha sala de jardim de infância, um relato do dia a dia aos olhos da criança, onde me proponho avaliar a forma como ela usa e rentabiliza os mapas da sala e as suas rotinas diárias.

*Coisas aprendo com os amigos
 Aqui ficam incluídos os projetos colectivos que realizamos enquanto grupo de pares. As temáticas que abordámos, os recursos, as exposições, as produções globais do colectivo.


*Coisas que  aprendo em casa
Reflexões sobre os projetos realizados com a família da criança, os conteúdos trabalhados, as pesquisas e os materiais enriquecedores partilhados na sala pela criança ou por elementos da sua família.


*Coisas que  aprendo nas visitas de estudo
Registos das explorações feitas em diversas visitas de estudo, dos espectáculos que assistimos, dos encontros fora da nossa sala que enriquecem o percurso de aprendizagem da criança.


No próximo post vou cruzar estes conteúdos e a organização dos separadores cruzando-os com as metas educacionais que constituem o foco da avaliação definida com base nas orientações curriculares da a educação pré escolar.

Milena Branco

Conheçam também a nossa agenda Sítio da Educação para o novo ano letivo 2015/2016
http://sitiodaeducacao.blogspot.pt/p/agenda-sitio-da-educacao-2015-2016.html