Hoje venho partilhar convosco momentos de aprendizagem natural dos frescos. Aprendizagens na área pessoal e social, no conhecimento do mundo, na matemática e nas diferenças formas de expressão e comunicação, tudo isso a brincar em grupo ou de forma individual, venham espreitar!
Brincadeiras de jogo simbólico...
- Desenvolver a capacidade de se envolver/vivenciar/criar situações, simuladas, da realidade da criança ou do fruto da sua imaginação
- Tomar consciência de si e do outro
- Ser capaz de vivenciar situações/emoções usando o seu corpo como veículo de expressão e comunicação
A explorar as tarefas domesticas...
Algumas profissões...
Contabilidade...
Médicos...
Exploração do quadro preto
- Emergência natural da escrita
- Exploração de um plano inclinado
- Exploração de novos materiais ( giz colorido)
Construções
- Noção de cor, forma geométrica, altura e texturas
- Jogo simbólico através da construção a 3d
Uns binóculos para ver mais longe... |
Biblioteca
- Despertar o gosto pelo livro
- Respeito pelo livro enquanto obra e veículo de informação
- Observação atenta das imagens, descodificação de mensagens
- Trabalhar a concentração sustentada
- Diferenciar o código escrito da imagem
- Atividades para explorar de forma individual ou em grupo
A nossa biblioteca e a caixa das temáticas... |
Livros temáticos e pequenos dicionários de imagens... |
Recortes de revistas e contos infantis... |
Enciclopédia dos animais... |
Jogos
- Noção de cor, forma, tamanho...
- Construções a 3d
- Desenhos geométricos
- Associação de imagens
- Seriação e conjuntos
Casas... |
Desenho com formas geométricas |
Loto de imagens |
Puzle |
Modelagem
- Noção de textura, cor, forma, tamanho...
- Construções a 3d
- Jogo simbólico na modelagem
- Esculturas com elementos naturais
Papinhas de faz de conta
Esculturas
A família... |
A árvore de outono |
«A educação está a gerar mudanças no pensar da criança e todos nós, pais e educadores, acreditamos que a forma da criança olhar o mundo já não é a mesma. É nessa perspetiva que se apresenta o J.I. como a oportunidade de dar às crianças uma “nova” infância. Uma infância que tem de ser respeitada nos seus interesses e curiosidades, em que a criança deve brincar muito e através da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.(..) As crianças aqui, recebem cuidado e atenção e têm espaço para explorar, brincar e para se conhecer a si e aos outros, chegando assim ao conhecimento do meio. Na sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No espaço exterior, divertem-se a pisar a areia e a relva, ou, a subir descer o escorrega...
Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes andam a "cantarolar" as canções que lhes ensinamos e imitam a nossa coreografia. Assim é o dia das crianças na nossa sala. Queremos usar a exploração de objetos e tirar o máximo partido das brincadeiras espontâneas entre as crianças. Assim elas conhecem-se, conhecem o outro, a sua cultura e pouco a pouco vão moldando as suas personalidades sociais, elas usam todos os recursos de que dispõem para explorar o mundo, ampliar sua perceção sobre ele (e sobre si próprios), organizar o pensamento e trabalhar com afetos e sentimentos.» in, Projeto curricular de sala ano letivo 2010/11 ed. Milena Branco