Planificar de mãos dadas


Muitas vezes questionamos a forma como planificamos a nossa acção. Basta refletir um pouco sobre a definição de planificar, «A planificação (ou o planeamento) refere-se à acção e ao efeito de planificar (ou planear), isto é, organizar-se ou organizar algo de acordo com um plano. Implica ter um ou vários objectivos a cumprir, juntamente com as acções requeridas para que esses objectivos possam ser alcançados.» (fonte,http://conceito.de/planificacao), todos concordamos mas podemos planificar de várias formas tendo em conta os diversos modelos pedagógicos utilizados. 

Há até quem veja a planificação como uma rotina, uma segurança para o educador, que vê organizado o fio condutor do seu trabalho, e  para as crianças que aprendem a traçar metas e formas de as alcançar.
A planificação, deve assim assentar na flexibilidade, de forma a favorecer os ritmos e necessidades de cada um, e pela consistência, para que as crianças antecipem o que vai acontecer, de modo a sentirem-se seguras, confiantes, promovendo, ainda, a sua autonomia (Hohmann & Weikart, 2011; Post & Hohmann, 2011). Assim,todos ganham, as crianças alcançam um sentido de continuidade e de controlo  e o educador tende a ter uma leitura posterior da sua conduta educativa, usando a sua reflexão e avaliação da planificação traçada.



O grupo pode e deve participar nesta planificação tal como já abordamos aqui, mas o educador deve ter um olhar educativo  sobre o desejo de saber das crianças que compõem o seu grupo. assim, a planificação da intervenção educativa deve ter sempre em conta um determinado conjunto de etapas:
  •  a avaliação das necessidades (interesses colectivos e/ou individuais de uma criança)
  •  a análise da situação (onde irá decorrer a acção, o ponto de partida para essa situação)
  • e o estabelecimento de prioridades (segundo o seu plano anual de atividades)
  • a selecção de objetivos específicos e/ou gerais a atingir (de forma global ou individual se for esse o caso)
  •  a selecção e organização dos conteúdos temáticas a abordar (por iniciativa do grupo ou do educador)
  •  a definição de estratégias de acção (antevendo estratégias de acção complementares reflexivas)
  • e o plano de avaliação (a forma como pode refletir e anotar as suas reflexões sobre as atividades executadas, as que foram anuladas ou substituídas, bem como os recursos utilizados, o alcance ou não dos objetivos, os constrangimentos ect..)


Tendo em conta todos este aspectos, a equipa educativa do Sítio da Educação reflectiu e organizou tabelas de planificação em diferentes modelos de registo.

A nossa agenda conta com uma área  destinada à reflexão e avaliação da prática educativa, assim contamos com as seguintes grelhas:

Grelha de planificação anual


A grelha de planificação anual, está dividida por 6 colunas (setembro a fevereiro/ março a julho) aqui pode tomar nota das temáticas a desenvolver, anotar as estratégias e pontos de interesse e /ou outras informações que considere importante anotar de forma a preparar o seu ano letivo.

Grelha de planificação Mensal




A grelha de planificação mensal é uma tabela de dupla entrada que conta com as colunas áreas ou domínios, competências a promover, atividades e estratégias e recursos. Esta grelha dispõem de espaço livre de escrita dando à educadora pleno controlo nas suas anotações.

Esta grelha é antecedida pela avaliação mensal, uma página em branco, onde pode anotar da forma que entender, como decorreu o mês, as dificuldades e constrangimentos, a forma como as crianças reagiram mês a mês, temática a temática, fazendo projeções para o mês seguinte.


E por fim a planificação semanal, com espaços para notas, colocando em evidência pormenores importantes relativos à sua prática semanal.


Um dos objetivos da existência da nossa agenda prende-se com a comodidade de poder compilar vários tipos de informação ao longo do ano letivo no mesmo documento, servindo também de memória futura, podendo recuar no tempo e realizar consultas nesta que pode ser uma agenda/portfólio do vosso trabalho.

Se ainda não tem a nova agenda Sítio da educação pode realizar a sua encomenda aqui e recebe-la em sua casa.

Educadora Milena Branco
Planificar de mãos dadas Planificar de mãos dadas Reviewed by Sítio da Educação on terça-feira, junho 30, 2015 Rating: 5

2 comentários:

  1. A Agenda já chegou, é o máximo. Já sonho com o ano que vem, e ainda ontem comecei o primeiro período de férias. Bem hajam pelo vosso trabalho. Uma sugestão para o ano é fazerem um perfil por idades da Creche e Pré Escolar e acrescentarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Claridade! Espero que faça um optimo
      uso da sua nova agenda, tomei nota da sua sugestão mas em breve poderá ser publicado um post sobre essa temática esteja atenta um abraço!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.