«As brincadeiras das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência e de tecnologia, sempre que a criança puxa/empurra um objecto, quando chuta uma bola, quando dá balanço e sobe mais alto no baloiço, quando sobe e desce o escorrega e ao tocar num amigo sente um choque eléctrico, ou, quando na banheira faz flutuar os brinquedos ou fica a ver outros objetos a afundar, quando prova uma goma e sente como é doce, ou quando pega um limão e percebe que o seu gosto é amargo, quando o cheiro do café o faz lembrar-se da sua mãe, ou perante o ar frio sente as mãos geladas, ela está a aprender.… As aprendizagens que a criança realiza nestas circunstâncias decorrem da acção, da manipulação natural dos objectos e situações que têm ao seu redor, usando, claro está, o seu corpo, mais propriamente os seus cinco sentidos! Assim ela cria uma situação, coloca uma questão inicial que quer ver respondida, avança hipóteses, cria uma acção manipuladora e testa as suas ideias iniciais, confrontando as suas conclusões com as dos seus pares e juntos acabam por chegar a uma conclusão, fazem tudo isto de forma informal e natural, mas fazem-no com um rigor digno de ser chamado de científico!» in, Projeto curricular de sala ano letivo 2011/2012, Ed. Milena Branco
Hoje vamos ficar atentos às aprendizagem que os nossos meninos fazem tendo como base o seu melhor instrumento, o corpo e para sermos mais rigorosos, os seus cinco sentido!
Um dia na minha reunião matinal alguém levou esta colecção, «os cinco sentidos», uma edição velhinha encontrada no sótão da mãe e que reverteu para a nossa biblioteca de sala, todos queriam perceber a função de cada sentido e nasce um mini-projeto sobre o tema!
Durante a exploração desta temática acaba sempre por surgir perguntas mais complicadas como: « e as pessoas que não podem ver?» « ou ouvir?», preparem-se para desmistificar as diferenças físicas que nos distinguem uns dos outros, pois nada pode ficar por responder!
Deixo-vos algumas atividades que fui encontrando e que em parecem muito interessantes!
Usem pedras de diferentes formas e tamanhos, bem como areia e areão, para brincar com carros ou em outras atividades! |
![]() |
Façam alguns registos usando a matemática, construam tabelas de duas entradas e registem as vossas atividades experiências! |
Elaborem com o grupo um jogo de esquema facial, procurem em revistas os elementos faciais e construam a vossa maqueta! |
![]() |
Aqui fica um exemplo! |
![]() |
A entrada era feita através de uma cortina de fitas. |
![]() |
Os meninos entravam num túnel e depois rastejavam por cima de uma rede. |
![]() |
As criança precorrem um caminho onde, descalças, vão sentindo as diferentes texturas, pedras, cascalho, areia,lápis de cor, ect.![]() |
Não deixem de explorar algumas canções temáticas, claro que vous vou passar algumas musicas da colega Alda!
Os cinco sentidos!
Meu corpo meu tesouro!
As partes do corpo! ( autor desconhecido)
Pequenos vídeos sobre os sentidos:
O Olfato
O Tato
A Audição
A Visão!
Existem tantos recursos, sejam criativos e aproveitem, registem, planifiquem e não se esqueçam de avaliar!