«As brincadeiras das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência e de tecnologia, sempre que a criança puxa/empurra um objecto, quando chuta uma bola, quando dá balanço e sobe mais alto no baloiço, quando sobe e desce o escorrega e ao tocar num amigo sente um choque eléctrico, ou, quando na banheira faz flutuar os brinquedos ou fica a ver outros objetos a afundar, quando prova uma goma e sente como é doce, ou quando pega um limão e percebe que o seu gosto é amargo, quando o cheiro do café o faz lembrar-se da sua mãe, ou perante o ar frio sente as mãos geladas, ela está a aprender.… As aprendizagens que a criança realiza nestas circunstâncias decorrem da acção, da manipulação natural dos objectos e situações que têm ao seu redor, usando, claro está, o seu corpo, mais propriamente os seus cinco sentidos! Assim ela cria uma situação, coloca uma questão inicial que quer ver respondida, avança hipóteses, cria uma acção manipuladora e testa as suas ideias iniciais, confrontando as suas conclusões com as dos seus pares e juntos acabam por chegar a uma conclusão, fazem tudo isto de forma informal e natural, mas fazem-no com um rigor digno de ser chamado de científico!» in, Projeto curricular de sala ano letivo 2011/2012, Ed. Milena Branco
Hoje vamos ficar atentos às aprendizagem que os nossos meninos fazem tendo como base o seu melhor instrumento, o corpo e para sermos mais rigorosos, os seus cinco sentido!
Um dia na minha reunião matinal alguém levou esta colecção, «os cinco sentidos», uma edição velhinha encontrada no sótão da mãe e que reverteu para a nossa biblioteca de sala, todos queriam perceber a função de cada sentido e nasce um mini-projeto sobre o tema!
Façam um registo sobre o que as crianças sabem sobre cada um dos sentidos, uma lista de atividades onde se usem cada um dos sentidos. Com esta temática podemos abordar temas muito variados, como as profissões, as cores, a culinária, a música, a dança, a arte... sejam criativos e usem a imaginação do grupo para testar uma verdade, nós precisamos de todos os sentidos para conhecer o mundo!
Durante a exploração desta temática acaba sempre por surgir perguntas mais complicadas como: « e as pessoas que não podem ver?» « ou ouvir?», preparem-se para desmistificar as diferenças físicas que nos distinguem uns dos outros, pois nada pode ficar por responder!
Deixo-vos algumas atividades que fui encontrando e que em parecem muito interessantes!
Usem pedras de diferentes formas e tamanhos, bem como areia e areão, para brincar com carros ou em outras atividades! |
Façam alguns registos usando a matemática, construam tabelas de duas entradas e registem as vossas atividades experiências! |
Elaborem com o grupo um jogo de esquema facial, procurem em revistas os elementos faciais e construam a vossa maqueta! |
Aqui fica um exemplo! |
A entrada era feita através de uma cortina de fitas. |
Os meninos entravam num túnel e depois rastejavam por cima de uma rede. |
As criança precorrem um caminho onde, descalças, vão sentindo as diferentes texturas, pedras, cascalho, areia,lápis de cor, ect. |
Não deixem de explorar algumas canções temáticas, claro que vous vou passar algumas musicas da colega Alda!
Os cinco sentidos!
Meu corpo meu tesouro!
As partes do corpo! ( autor desconhecido)
Pequenos vídeos sobre os sentidos:
O Olfato
O Tato
A Audição
A Visão!
Existem tantos recursos, sejam criativos e aproveitem, registem, planifiquem e não se esqueçam de avaliar!