A nossa sociedade tem como objetivo principal educar crianças com a finalidade de as tornar cidadãos participantes, criativos e construtivos de um mundo melhor. Para isso é preciso dedicar tempo à educação desde cedo e a metodologia de projeto, é, na minha opinião, um meio facilitador para atingir essa mesma intencionalidade civil.
A pedagogia de projeto é no fundo uma metodologia de trabalho cujo objetivo principal é organizar a construção de saber da criança em redor dos seus interesses próprios, ajudando-a a traçar metas, objetivos, delineando portanto, estratégias contando com a colaboração do seu grupo de pares e do seu educador, família e comunidade envolvente.
A criança deve ser vista como um ser em desenvolvimento, carregado de interesses, inquietações que merecem ser explorados e através deles construir uma aprendizagem divertida, com a dedicação apropriada que irá culminar num ensino de características positivas e não enfadonho. O educador deve ajudar a criança a usar os meios que a ajudem a responder à sua curiosidade, fornecendo materiais e estratégias em vez de disponibilizar recursos de pré conceito sobre as diferentes temáticas.
A construção do projeto passa pelas seguintes fases:
Apresentação da temática: O educador deve ter a sensibilidade necessária para reconhecer a potencialidade de uma determinada temática dentro do grupo, uma curiosidade, um comentário, uma atividade que deve servir para despertar a génese de um projeto que abranja total ou parcialmente o grupo. ( Podem eventualmente existir dentro de um projeto central (comum ao grupo) outros pequenos mini-projetos (trabalhados apenas por alguns elementos do grupo).
Foto de Instituto infantil cordeirinho |
A planificação do projeto: Aqui o educador ouve a criança , individualmente ou em contexto de grupo,, toma nota do que ela quer descobrir, traça metas de aprendizagem e ajuda-a a delinear estratégias para o conseguir. Deve de existir uma planificação feita em grupo, onde cada criança partilha o seu objetivo, devem ser definidos e definidos os recursos a utilizar, as atividades a realizar, o tempo de duração do projeto, a divulgação dos resultados e a forma como o grupo irá proceder à avaliação do mesmo.
Depois desta primeira planificação estar concluída, o educador, deve transcreve-la no que eu chamo linguagem de educador, criando a sua própria planificação técnica ( objetivos gerais, específicos, recursos divulgação e meios de avaliação do projeto)
A execução do projeto: Neta etapa ocorrem as atividades planificadas, ou outras que possam surgir de forma espontânea, sempre com a participação ativa das crianças. Eles são os sujeitos ativos na construção das suas aprendizagens. O papel do educador é o de condutor dos saberes e não transmissor de conteúdos, afinal todos nós sabemos que aprender coisas que nos dão prazer é meio caminho andado para o sucesso escolar.
O Educador deve ajudar o grupo a realizar registos que lhes permita fazer um ponto de situação do projeto, tomando nota do que já fizeram e do que ainda falta fazer .
A divulgação do projeto: Depois de finalizado o projeto, o educador deve ajudar o grupo a promover e apresentar as suas aprendizagem à comunidade ( escolar, familiar ou social). assim podem utilizar várias estratégias, como organizar uma exposição de trabalhos ou de registo fotográficos, criar um jornal de parede, realizar filmagens e criar um filme, ect..
Foto Instituto infantil cordeirinho |
Em breve vou partilhar convosco a forma como surgiu um dos meus projetos em sala, « máos à horta», nasceu no ano letivo de 2011/12. Mas essa é ( como eu costumo dizer aos meninos) outra história! Até breve.
Bom trabalho e boas partilhas!
Um abraço, Milena Branco