Vamos conhecer os frutos de outono

Os frescos andam  a celebrar o outono e decidimos partilhar frutos de outono que temos lá por casa, assim todos podemos provar frutos diferentes!! Venham ver o que trouxemos para a escola!


Muitos de nós temos laranjeiras e tangerineiras nos quintais lá de casa, assim o primeiro fruto a aparecer lá pela sala foi a tanja e a tangerina!!


Tem um sabor doce e ácido ao mesmo tempo mas nós gostámos muito!


o Tomás não provou mas brincou com as tanjas como se de uma bola se tratasse e adorou a textura da casca!!


Na biblioteca do Tomás encontrámos um livro de imagens que tem mais frutas de outono, encontrámos o marmelo!!



A Maria trouxe um fruto diferente, chama-se castanha e é um fruto seco « não tem sumo» disse a Maria, neste dia assamos castanhas no forno e comemos ao lanche e gostámos muito!!

O Tomás explorou a cor castanha e adorou pintar com as mãos!!!

 
Também provamos romãs e descobrimos que é um fruto real, pois tem uma coroa e tudo!!!
Decidimos criar um registo de todas as frutas que vamos provar durante este projeto! Assim por cada fruta exploramos uma técnica de exp. plástica diferente... as romãs foram feitas com desenho e coloridas com lápis de cera e de cor e ainda fizemos os bagos com bolinhas de papel crepe.
As castanhas foram feitas com rolinhos de papel de revista e fita de papel e depois pintámos tudo.


Criámos também um novo ficheiro de imagens com legenda para saber como se escrevem o nome das frutas que vamos provando... e alguns dos frescos até tentam escrever, copiando pelos cartões de imagem...


O Isaac tem uma teoria que assenta no seguinte, « se os meninos não quiserem provar têm de cheirar, porque a cheirar também se conhecem os frutos» e o Isaac tem razão há muitas formas de conhecer as coisas e o olfato é uma boa forma de o fazer!!


A Joana trouxe marmelos que é um fruto pouco conhecido pelos frescos e provamos de duas formas, sem casca e assado no forno e lamentamos informar que não gostamos nada...
Provar e degustar é uma forma válida para conhecer os frutos de outono e assim aproveitámos e provamos também um doce feito pela Leonor e pela sua mãe, a marmelada!! É feita com« marmelo cozido e com açúcar, por isso é doce»


Gostámos muitooooo!!

 

No registo usámos o desenho e os lápis de cera e de cor para colorir.



A Leonor trouxe-nos outro fruto seco a noz que vive fechada numa casca muito dura, tão dura que precisamos de um quebra nozes para a abrir!!
 

A noz vinha acompanhada de um outro amigo o dióspiro!! O Dióspiro é um fruto muito doce e meloso!! Que foi um sucesso!!!

A Milena ainda nos contou «a história do casamento do Senhor Dióspiro e da Senhora Noz»




A Ed. Tânia Ferro foi á serra da estrela e encontrou um ouriço recheado de castanhas... quisemos logo saber de que árvore vinha tal ouriço... e descobrimos o castanheiro!!! (assim encerramos o projeto dos frutos de outono)
Fizemos uma pesquisa na net e descobrimos que ao redor do castanheiro passa-se muita coisa!

Resolvemos recriar o nascimento do castanheiro desde a semente até ao fruto... ao som de Vivaldi


A semente ( castanha) cobre-se de terra...


Recebe a luz do sol e a água da chuva...


As suas raízes começam a formar-se...e rompe a terra uma vagem verde...


Nasce então o tronco... que se enche de folhas e de ouriços aguçados...


Que protegem um fruto maravilhoso...a castanha!


Daqui partimos para o próximo projeto!!

Vamos conhecer o Castanheiro!!
Mas isso fica para outro dia!!

Ed. Milena Branco















Vamos conhecer os frutos de outono Vamos conhecer os frutos de outono Reviewed by Milena Branco on terça-feira, novembro 10, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.