Todas nós temos grandes probabilidades de ter, nas nossas salas, meninos com Síndrome de Asperger, mas será que temos informação suficiente sobre este assunto? Conheço uma página de facebook « Projecto Farol - Intervir para Prevenir- Agir para Mudar na Infância», fundada pelo professor de Educação Especial, Fernando Manuel Oliveira e aqui tenho aprendido muito sobre este e outros assuntos que vou aqui divulgar, sempre que possível, pois temos de ser educadoras esclarecidas e preparadas para ajudar mais e melhor no percurso maravilhoso de crescimento e educação dos nossos meninos, dando, sempre que possível, um precioso apoio ás suas famílias. Aqui fica um apontamento sobre a diferença entre o Síndrome de Asperger e o Autismo típico;
«A Síndrome de Asperger tem se diferenciado muito recentemente do autismo típico e existe pouca informação sobre o prognóstico dessas crianças. Não obstante, considera-se que, comparado com jovens com outras formas de autismo, poderão com maior probabilidade converter-se em adultos independentes, com uma vida absolutamente normal.
Frequentemente, quando são adultos, as pessoas com Asperger têm um trabalho ou profissão relacionados com suas áreas de interesse especial, podendo ser muito competentes.»
Podem saber mais no endereço aqui mencionado (Fonte: http://br.guiainfantil.com/autismo/153-diferencas-entre-asperger-e-autismo-.html ). Ou ainda visualizar uma partilha da educadora Ana Lúcia Pereira, na mesma página «Projecto Farol» sobre a temática do Autismo típico:
Nas nossas salas podemos usar algumas estratégias para trabalhar com estes meninos, portadores de síndrome de Asperger, assim, deixo-vos algumas propostas de trabalho: