Terminados os estudos por hoje (01/04/20)!!
Que encontro lindo este com a Dr. @Beatriz Ferraz, propostas para refletir sobre a nova relação escola-família-criança.
Este é o momento da reorganização da família e das práticas do educador. Temos de continuar a garantir a ESCUTA dos interesses e FOCOS da criança, respeitando as suas necessidades básicas, ritmos de resposta e de ação, promovendo encontros que enriquecem o vínculo e a relação social e cultural. Devemos ser tudo isto para a criança, tanto, como para a família, ser parte da solução, sem fazer parte de (mais um) problema.
Pensar em contextos de encontro, diálogos e de partilha com o Centro na VOZ e na VEZ da criança, usando a tecnologia como porta, mas sem centrar a ação da criança frente ao écran.
Ajudar a família na reorganização da rotina, sabendo que a criança continua a necessitar de previsibilidade, regularidade e segurança, mas agora na nova rotina familiar. Nela deve ter tempo para rotinas de alimentação, higiene, sono, brincadeira e ócio, mantendo o adulto perto, mas com a noção de que a criança precisa de espaço para "não fazer nada", para brincar sozinha, para sentir a criatividade fluir. Tempo para brincar com os irmãos, e familiares, mas sem ficar dependente da sua presença. Lembrem-se que estamos a educa-la para a autonomia e autorregulação. Aqui pensamos juntos, escola e família, no conjunto de recursos, propostas que vamos oferecer à criança, respeitando o fio conceptual, evitando as propostas de satisfação instantânea.
Educar e cuidar de forma indissociável a criança, unidos, como unida dever ser uma comunidade educativa.
Fazer sentir presente uma escola sem invadir aquilo que é a família. Ser presença é ser presente ❤🌈
#formacaocontinua
#comunidadequeeduca
#familiaseparcerias
#reflexoesnecessarias
Que encontro lindo este com a Dr. @Beatriz Ferraz, propostas para refletir sobre a nova relação escola-família-criança.
Este é o momento da reorganização da família e das práticas do educador. Temos de continuar a garantir a ESCUTA dos interesses e FOCOS da criança, respeitando as suas necessidades básicas, ritmos de resposta e de ação, promovendo encontros que enriquecem o vínculo e a relação social e cultural. Devemos ser tudo isto para a criança, tanto, como para a família, ser parte da solução, sem fazer parte de (mais um) problema.
Pensar em contextos de encontro, diálogos e de partilha com o Centro na VOZ e na VEZ da criança, usando a tecnologia como porta, mas sem centrar a ação da criança frente ao écran.
Ajudar a família na reorganização da rotina, sabendo que a criança continua a necessitar de previsibilidade, regularidade e segurança, mas agora na nova rotina familiar. Nela deve ter tempo para rotinas de alimentação, higiene, sono, brincadeira e ócio, mantendo o adulto perto, mas com a noção de que a criança precisa de espaço para "não fazer nada", para brincar sozinha, para sentir a criatividade fluir. Tempo para brincar com os irmãos, e familiares, mas sem ficar dependente da sua presença. Lembrem-se que estamos a educa-la para a autonomia e autorregulação. Aqui pensamos juntos, escola e família, no conjunto de recursos, propostas que vamos oferecer à criança, respeitando o fio conceptual, evitando as propostas de satisfação instantânea.
Educar e cuidar de forma indissociável a criança, unidos, como unida dever ser uma comunidade educativa.
Fazer sentir presente uma escola sem invadir aquilo que é a família. Ser presença é ser presente ❤🌈
#formacaocontinua
#comunidadequeeduca
#familiaseparcerias
#reflexoesnecessarias