É Importante Refletir E Avaliar A Prática E O Ambiente Educativo

 Para uma prática educativa mais séria e repleta de fruto, é necessária uma reflexão final sobre a nossa prática, as estratégias, as atividades e sobretudo o ambiente educativo que fomos criando.

Com esta reflexão (se for séria e autêntica) podemos diagnosticar algumas lacunas,  ler os resultados obtidos,  ouvindo o grupo, observando as evidências recolhidas que espelham a nossa prática. Só desta forma poderemos repensar e melhor a nossa ação educativa.
A avaliação serve então de guia de orientação genuína. Ajudá-los a ser e a fazer melhor no próximo ano.

 
Quem nos pode ajudar nesta reflexão? As crianças! E os nossos parceiros! Nós próprios!
1.Ouça o que eles têm a dizer sobre as atividades que desenvolveram juntos (o que gostaram mais? Quais as dificuldades sentidas?que materiais ficaram por usar? Porquê?) 
2. Observem juntos a sala (qual o espaço que menos usaram? Porquê?  Que espaços gostariam de criar?que materiais podemos retirar ou adicionar? ) 3. Observem os mapas reguladores ( quanto à sua utilização,  leitura,  avaliação,  utilidade, aspetos gráfico) 4. Ouçam as famílias e demais parceiros ( que projetos ressaltam este ano? De que forma interagiram esses parceiros? Aceite sugestões e críticas) 
Reflita depois de forma séria sobre:
1.A sua disponibilidade educativa, cumpriu os objetivos que traçou para este ano letivo? 
2. O seu envolvimento,  abertura para ouvir e responder a cada uma das suas crianças ( o que falhou?)
3. A sua prática foi inclusiva? 
4. Faça um levantamento das áreas,  materiais e utilidade prática dos mesmos (que alterações pode fazer?) 
Estão reunidos todos os elementos, reflita de forma séria e autêntica,  só assumindo as nossas falhas podemos procurar superá-las.
Que o próximo ano letivo seja melhor,  que EU seja melhor educadora.  Tome decisões,  traçe novos objectivos,  avance sem receios!


É Importante Refletir E Avaliar A Prática E O Ambiente Educativo É Importante Refletir E Avaliar A Prática E O Ambiente Educativo Reviewed by Milena Branco on quinta-feira, julho 07, 2016 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.