Para uma prática educativa mais séria e repleta de fruto, é necessária uma reflexão final sobre a nossa prática, as estratégias, as atividades e sobretudo o ambiente educativo que fomos criando.
Com esta reflexão (se for séria e autêntica) podemos diagnosticar algumas lacunas, ler os resultados obtidos, ouvindo o grupo, observando as evidências recolhidas que espelham a nossa prática. Só desta forma poderemos repensar e melhor a nossa ação educativa.
A avaliação serve então de guia de orientação genuína. Ajudá-los a ser e a fazer melhor no próximo ano.
Quem nos pode ajudar nesta reflexão? As crianças! E os nossos parceiros! Nós próprios!
1.Ouça o que eles têm a dizer sobre as atividades que desenvolveram juntos (o que gostaram mais? Quais as dificuldades sentidas?que materiais ficaram por usar? Porquê?) 2. Observem juntos a sala (qual o espaço que menos usaram? Porquê? Que espaços gostariam de criar?que materiais podemos retirar ou adicionar? ) 3. Observem os mapas reguladores ( quanto à sua utilização, leitura, avaliação, utilidade, aspetos gráfico) 4. Ouçam as famílias e demais parceiros ( que projetos ressaltam este ano? De que forma interagiram esses parceiros? Aceite sugestões e críticas)
Reflita depois de forma séria sobre:
1.A sua disponibilidade educativa, cumpriu os objetivos que traçou para este ano letivo?
2. O seu envolvimento, abertura para ouvir e responder a cada uma das suas crianças ( o que falhou?)
3. A sua prática foi inclusiva?
4. Faça um levantamento das áreas, materiais e utilidade prática dos mesmos (que alterações pode fazer?)
Estão reunidos todos os elementos, reflita de forma séria e autêntica, só assumindo as nossas falhas podemos procurar superá-las.
Que o próximo ano letivo seja melhor, que EU seja melhor educadora. Tome decisões, traçe novos objectivos, avance sem receios!
Com esta reflexão (se for séria e autêntica) podemos diagnosticar algumas lacunas, ler os resultados obtidos, ouvindo o grupo, observando as evidências recolhidas que espelham a nossa prática. Só desta forma poderemos repensar e melhor a nossa ação educativa.
A avaliação serve então de guia de orientação genuína. Ajudá-los a ser e a fazer melhor no próximo ano.
Quem nos pode ajudar nesta reflexão? As crianças! E os nossos parceiros! Nós próprios!
1.Ouça o que eles têm a dizer sobre as atividades que desenvolveram juntos (o que gostaram mais? Quais as dificuldades sentidas?que materiais ficaram por usar? Porquê?) 2. Observem juntos a sala (qual o espaço que menos usaram? Porquê? Que espaços gostariam de criar?que materiais podemos retirar ou adicionar? ) 3. Observem os mapas reguladores ( quanto à sua utilização, leitura, avaliação, utilidade, aspetos gráfico) 4. Ouçam as famílias e demais parceiros ( que projetos ressaltam este ano? De que forma interagiram esses parceiros? Aceite sugestões e críticas)
Reflita depois de forma séria sobre:
1.A sua disponibilidade educativa, cumpriu os objetivos que traçou para este ano letivo?
2. O seu envolvimento, abertura para ouvir e responder a cada uma das suas crianças ( o que falhou?)
3. A sua prática foi inclusiva?
4. Faça um levantamento das áreas, materiais e utilidade prática dos mesmos (que alterações pode fazer?)
Estão reunidos todos os elementos, reflita de forma séria e autêntica, só assumindo as nossas falhas podemos procurar superá-las.
Que o próximo ano letivo seja melhor, que EU seja melhor educadora. Tome decisões, traçe novos objectivos, avance sem receios!