Com os momentos de avaliação chegam as reuniões de pais, todas nós as planeamos, divulgamos e desejamos ter a sala repleta de pais para ouvir o que temos a dizer e para participar de forma ativa e positiva nesse momento intimo entre a creche a família...fiz alguma pesquisa para organizar a minha reunião e quero partilhar convosco as dicas que encontrei, espero que vos sejam úteis também!
Todos sabemos como é difícil o desafio de preparar a reunião de pais na creche. A família chega sempre com grande espetativa para saber tudo sobre os seus meninos, mas como devemos passar a informação de forma clara, suscita e aberta á discussão ( construtiva)?
Existem 3 passos que devemos ter em atenção:
1. A planificação
Há que pensar nos pontos a desenvolver, o que queremos transmitir ( avaliações, PDI ( plano de desenvolvimento individual) ou PI ( plano individual), PAI (plano de acolhimento inicial) ou outros documentos que devem ser lidos e assinados pelo encarregado de educação. Divulgar a planificação mensal, plano de trabalho, objetivos, estratégias e meios a utilizar... Podemos elaborar uma lista de temas para não esquecer nada de importante.
Devemos planear o tempo que queremos ocupar e o espaço que queremos deixar para a participação das famílias.A reunião deve ter entre 1h a 1h15m, de duração.
Há que elaborar uma comunicação depois de decidir a data e divulga-la com pelo menos uma semana de antecedência para que as famílias possam organizar as suas agendas para estarem presentes.A convocatória da reunião deve ser assinada por todas as família de forma a comprovar que todos tiveram conhecimento do evento a realizar.
2.A execução
É interessante mostrar os registos das atividades propostas em sala, justificando a importância do tema e refletindo com os pais sobre o tipo de aprendizado que ele trouxe à criança. Nesse momento, convém estimular a participação deles, uma vez que podem contar como a aprendizagem de determinados conteúdos repercutindo-os em casa. Outra possibilidade é mostrar fotos e vídeos simples, feitos com base em imagens captadas no dia a dia em sala. Geralmente os pais estão mais interessados nos seus filhos, mas é muito importante que conheçam a dinâmica do grupo, as relações interpessoais e a maneira como todos olham e compreendem as atividades propostas. Depois devemos aproveitar a oportunidade para apresentar os PI( planos individuais) ou os PDI´s ( planos de desenvolvimentos individual) com a devida avaliação ou os planos de acolhimentos inicial , se for o inicio do ano letivo. A apresentação de todas as notas e recados sobre as atividades a desenvolver dentro da instituição e/ou extra-curriculares devem ser deixadas para o final da reunião e depois deixar um tempo livre para esclarecimento de dúvidas, ou um acompanhamentos mais individualizado, se os pais o necessitarem.
3.A avaliação
A avaliação do encontro pode fazer-se com os pais logo no final da reunião, recorrendo a um questionário rápido, sobre os assuntos a desenvolver noutros encontros, o tipo de registos apresentados, ou outros temas que possam ser relevantes.
Outra forma de avaliar a reunião é fazer um registo fotográfico e dar a oportunidade a cada família para deixar um recado á educadora sobre a forma como foi conduzida a reunião.
Deve ser feito ainda um avaliação escrita pessoal, onde a educadora regista as notas deixadas pelas pais, problemas encontrados durante o encontro, o sucesso dos meios utilizados ou outros assuntos que possam ajudar a educadora a receber melhor as famílias nos encontros futuros.
BIBLIOGRAFIA
Manual de Educação Infantil - De 0 a 3 Anos: Uma Abordagem Reflexiva, Anna Bondioli e Susanna Mantovani, 356 págs., Ed. Artmed
NOTA:
Para encontrar mais algum material sobre este tema pode consultar o seguinte artigo