Chegou a hora de deixar a fralda!?




É chegada a hora em que os pais começam a questionar sobre se devemos ou não retirar as fraldas..quando e como são as perguntas mais frequentes  estou a fazer uma pesquisa sobre dicas para usar na minha próxima reunião de pais, quem sabe se as dicas não vos são igualmente úteis?


Afinal quando é a altura certa para retirar a s fraldas aos nossos meninos?
Cada criança tem o seu ritmo próprio e se algumas aos 18 meses estão preparadas outras devem esperar até aos 3 anos para realizar esta mudança!
Muitos dos artigos que tenho lido(assinados por pediatras e psicólogos) defendem que a criança deve ser preparada física e psicologicamente  e que existem algumas diferenças entre as meninas e os meninos sendo, geralmente mais rápida a mudança para as meninas do que para os rapazes, pois elas são mais maduras que eles!

Devemos esperar que a criança dê alguns sinais de que está preparada, aqui ficam os mais referidos:

1. A criança começa a mostrar sinais de estar incomodada com a fralda suja, avisa o adulto que está suja e sabe a diferença entre xixi e cócó.
2. Aparenta um período de concentração mais alargada em atividades pontuais, demonstrando que terá a paciência suficiente para esperar, sentado no bacio, para fazer as suas necessidades.

Cabe ao adulto,dar o reforço positivo necessário nesta fase, sempre que a criança anda de cuecas devemos estar preparados para lidar com os descuidos que irão acontecer, assim devemos...

1. Avançar quando a criança consegue ficar com a fralda seca por mais de 2h.
2. Deixe que a criança o observe enquanto está na SUA casa de banho, as crianças aprendem por observação.
3. Envolva o seu filho quando comprar o bacio ou redutor para a sanita.
4. Envolva a criança na compra e n a escolha das cuecas que vai usar, asim ela irá evitar sujar as suas preferidas!
5.É importante que este processo começe em casa na tranquilidade da sua área de conforto antes de iniciar o processo na creche. Todos os adultos devem ser atitudes semelhantes nesta fase para que a criança tenha elevados níveis de auto-estima, ela deve entender que o adulto a apoia e que a ajuda mesmo quando as coisas correm menos bem!
6.Ensine o seu filho a fazer xixi sentado, uma coisa de cada vez  o seu controlo motor pode ser ainda insuficiente para fazer as duas aprendizagens em simultâneo...
7.Ensine a sua filha alimpar-se de forma correta, sempre de frente para trás.
8.Faça uma fresta sempre que a criança chega a tempo ao bacio!!Pode bater palmas e dizer adeus antes de puxar o autoclismo!!!

A melhor estratégia é o reforço positivo, devemos evitar sentimentos de frustração perante os descuidos.
A melhor estão para fazer esta transição é mesmo o verão, a criança anda com menos roupa, podendo andar apenas de cuecas ou com roupa prática que ela consiga vestir e despir com alguma agilidade!

Deixo-vos ainda um documento que me chegou pela mão da colega Olga Mourato Carvalho sobre este tema, algumas dicas que ela usou na sua reunião de pais onde se abordou este tema, tem ainda um comunicado para os pais com uma lista prática de materiais a usar na sala de creche, espero que vos seja igualmente útil!!

Vamos tirar as fraldas!

  • Em primeiro lugar, é importante que se tenha consciência que para que este processo tenha resultados, é necessário que a criança apresente um certo nível de maturação.

  • É importante não esquecer que toda a mudança na criança tem que ser realizada respeitando a sua individualidade e o seu próprio ritmo.

  • Este processo de aprendizagem do controlo da bexiga e dos intestinos, dá-se num espaço de três anos, entre os dois e os cinco anos de idade. Poucas são as crianças que têm um controlo fiável antes dos dois e poucas têm problemas, excepto por “acidentes” ocasionais, depois dos cinco.

  • A criança aprende a controlar o intestino e a bexiga quando estiver psicologicamente pronta. O único trabalho do adulto é criar condições para que o processo de aprendizagem seja o mais descontraído possível.

  • É importante não fazer do bacio/sanita um motivo de conflito e de tensão. A criança não deve considerá-lo um castigo mas sim um prazer.

  • A retirada das fraldas deve ser gradual e sem violência.

  • Quando se decide começar o treino do bacio, deve-se tirar a fralda e sentá-la mais ou menos à mesma hora (por ex: de manha após acordar, antes da sesta, após a sesta, etc.) e nunca mais de 10/15 minutos.

  • Pode-se criar um espaço de brincadeira onde o bacio seja o objecto principal. De preferência sempre colocado na casa de banho para que a criança se aperceba das suas funções.

  • Colocar-lhe umas cuequinhas finas sem fralda, vai fazer que, quando se descuidar, se sinta desconfortável, o que a levará a usar o bacio para evitar essa situação.

  • O uso de roupas que pode vestir e despir facilmente ajuda-a nas situações mais urgentes e dá-lhe um sentimento de autonomia por poder despir-se sem auxílio.

  • Apenas depois de ter sido criado o controlo diurno se deverá retirar por completo as fraldas durante o sono.

(Quando falamos em bacio, falamos também em sanita. Na escola a sanita é de tamanho apropriado ao tamanho das crianças.)


Apesar de tudo, é preciso ter em conta que cada criança é um ser único e deve-se ter em conta os sinais particulares de desenvolvimento.







Pai! Mãe! Vou tirar as fraldas!

Eu, a(o) _______________________________ estou a ficar muito crescida(o) e por isso chegou a altura em que quero deixar de usar fraldas… São incómodas!
Mas para que tudo corra bem, preciso da vossa ajuda…

  • Vou precisar de chegar à escola a horas (até às 9:30h) para poder participar em todo o processo;

  • Nesta fase, preciso que a minha roupa seja o mais prática possível e quanto menos melhor;

  • Tenho que todos os dias ter na minha mochila:
    • Várias cuecas;
    • Várias mudas de roupa (roupa prática);
    • Meias;
    • Um par de sapatos suplentes.

Nota: No final do dia deves verificar se tenho de levar ou repor roupa. É importante eu ter sempre roupa para mudar pois vou precisar de muita.

  • De manhã devo vir com umas cuecas por cima da fralda para quando chegar à escola só ter que retirar a fralda;

  • É muito importante para mim que todo este processo tenha uma continuação em casa e que uma vez retiradas as fraldas, não me as coloques pois só me baralhará, atrasará e dificultará todo o processo;

  • Mais do que tudo isto, preciso da vossa ajuda para tornar este processo divertido e que o bacio e a sanita se converta num dos meus objectos favoritos. Incentiva-me a sentar nele e quando ocorrerem acidentes sê compreensivo e conversa comigo para que eu possa perceber o que se passou.
Obrigado!!!