Dia da Mãe

E pronto mais um dia da Mãe comemorado!! Hoje recebi os comentários das mães babadas da minha sala querem espreitar as prendas que elas receberam?


Este ano as mães da minha sala foram convidadas a preencher um questionário sobre algumas preferências que serviram de base inspiradora para a realização das lembranças para o Seu dia especial...

As questões foram as seguintes:

- Qual o animal preferido da mãe?
- Qual a cor da cozinha lá de casa?


Foi ainda pedido a cada mãe uma foto de mãe e filho/a para usar no painel comemorativo do dia da mãe.

Como um dos projetos mensais planeados para os meses de Abril e Maio são os animais, resolvi juntar e trabalhá-los enquanto realizava a prenda da mãe! Assim tentei recriar o animal preferido das mães numa pintura em tela usando a técnica de pintura com pé e mãos! Assim a  ideia era criar um porta pegas para a cozinha da mãe!

Aqui fica a lista de materiais usados:

- telas de 15/15 cm
- tintas cenográficas de várias cores
-marcadores de ponta fina e grossa
-feltro de cores variadas
-restos de dracalon
-linhas de renda de várias cores
-agulha para lãs
-cola uhu liquida
-cola quente
-pistola de cola quente
-gancho para pendurar panos de cozinha
-carimbo de coração
-papel de cenário
-fita cola
-carolina
-papel manteiga/ou outro
-fotografias de mãe e filho/a

(Foram planeadas 5 sessões de trabalho divididas por 3 semanas)

Depois foi só criar!! Fui explorando os animais da quinta, o cavalo, o porco, o gato...e como tínhamos falado da primavera não podíamos deixar de reconhecer as borboletas. Com os peixes surgiu a ideia de adquirir um aquário para a sala... enfim na nossa sala não há tempos mortos!!! Tudo mexe, tudo ganha vida e nós aproveitamos todas as oportunidades para os ajudar a crescer!!!
Aqui fica o resultado final das telas...









Enquanto isso os meninos andaram ocupados a trabalhar no nosso painel destinado a homenagear as nossas mães e fizemos uma linda pintura  coletiva que serviu de base ao nosso puzzle gigante!!



Depois recortei cada pedaço da pintura em duas peças de puzzle por criança, usei um molde mais ou menos assim...


Noutro momento sentados em grande grupo mostrei as fotografias que as mãe tinham entregue na sala
 (como já havia feito com as fotos dos pais anteriormente), perguntei ao grupo: quem é? Onde estavam com a mãe?
E a conversa foi fluindo, todos identificaram a SUA mãe e o local onde estavam naquele dia, na praia, na festa, no parque...é fantástico ver como a linguagem deles está já mais desenvolvida!!! Depois colei cada foto numa das peças de puzzle recortadas e na outra escrevi a frase...

O Amor da minha mãe completa-me!

Enriqueci o painel com dois corações em cartolina com uma frase parecida e cá está ele, um painel catita digno das melhores mães do mundo!!! Eles adoram passar no corredor e correr para apontar a SUA mãe!!!


Noutra atividade fizemos uma pintura com os nossos já famosos carimbos em folhas de papel manteiga com a cor da mãe - cor de rosa claro! Decalcámos a mão do filho em cartolina e escrevemos uma frase típica do dia da mãe que serviu de postal!


Cá está o resultado final!!




Tarefas cumpridas e a prenda estava pronta a entregar!!!
As mães deram-nos os parabéns pela ideia e a forma como foi trabalhada, eu também fiquei contente e agradecida á minha equipa de auxiliares, pois foram elas que cozeram as pegas e bordaram as letras!! Obrigada meninas, sem vocês não seria possível!!!