Organizar o tempo , aprender as rotinas...

O novo ano começa e as rotinas voltam a ser (re)organizadas, como o fazemos e a forma como o pensamos está contemplada no ponto 4 do nosso projeto curricular de sala «De mãos dadas», vou partilhar convosco alguns apontamentos e ideias práticas para trabalhar esta temática própria dos primeiros dias!



Quando os pais entregam as suas crianças na sala de creche, o educador deve ter tudo organizado para permitir receber a criança num ambiente calmo e tranquilo , assim as rotinas da nossa sala foram pensadas da seguinte forma:
«4.Sala--- – organização do espaço e do tempo

4.1 Organização do tempo


«A rotina diária nos primeiros anos de vida da criança ajudam-na a adquirir uma noção de sequência temporal e a sentir-se obviamente mais segura quanto ao seu dia a dia. Assim a rotina deve ser respeitada (o mais possível) e se ocorrerem mudanças a criança deve ser preparada com antecedência, uma vez que estes momentos são o seu sinal de segurança» 
in.Projeto curricular de sala «De mãos dadas», Ed. Milena Branco

Todos sabemos que a criança cruza a sua  noção de tempo com a atividade e esta com a  rotatividade das propostas, assim, as rotinas são essenciais e devem ser apresentadas desde o primeiro dia,assim, a criança saberá o que a espera e o que virá em seguida criando a sua noção de «tempo»

Quando pensei no dia tipo da minha sala de 2/3 anos levei em consideração os seguintes aspetos:
in, blog.medina.br

1. A relação entre os tempos de atividade, higiene, refeições e descanso

2. Alternar as propostas de atividade na sala e no exterior

3.Alternar a atividade espontanea e a propostas de trabalho orientado

4. Sucessão de atividade de exploração individual e/ou em grupo

5. Ter em atenção que todas as atividades  devem ter um inicio, meio e fim organizados

6. Ter em conta as rotinas próprias da creche (instituição),idade do grupo, a o espaço físico a usar.
in, imagem retirada da net

O mosso dia tipo na instituição está organizado da seguinte forma:

Tabela6 - O dia tipo da sala ---
ATIVIDADE
HORÁRIO
Acolhimento na sala comum
07.00h-08.30m
Chegada da Educadora
09.00h
Acolhimento na sala
09.00h-10h
lanche de reforço, sentados no tapete, canções de bom dia
10.00h-10.30m
Atividade de exploração, dirigida ou livre, na sala ou no exterior
10.30m-11.00h
Organização da sala para a sesta, higiene
11.00h-11.45m
Almoço
11.45m-12.30m
Higiene na sala
12.30m-12.45m
Sesta
12.45m-15.00h
Higiene e organização da sala
15.00h-15.30m
Lanche
15.30m-16.00h
Higiene e atividades livres na sala
16.00h-16.30m
Saída das crianças
16.30m-19.00h
Encerramento da instituição
19.00h

in, projeto curricular de sala« De mãos dadas», Ed. milena Branco

in, revista crecher

Podemos pensar na rotina de duas formas diferentes, uma específica dos tempos de «adaptação» e outra para o restante ano lectivo.
 Assim as primeiras rotinas devem:

1. Focar-se nas necessidade de afetividade que a criança necessita por estar longe dos seus pais (pela 
primeira vez ou no retorno à realidade da creche)

2.Dar maior relevo à relação entre os pares e destes com a equipa de sala, promovendo o conhecimento do espaço e dos materiais disponíveis na sala ou noutros equipamentos escolares.


Depois de feita a adaptação, ao meio e ao grupo, ao espaço e aos materiais, é tempo de planificar rotinas focadas nos objetivos educativos propostos no nosso projeto curricular de sala, tendo em conta que todas as atividades rotineiras devem ter uma intencionalidade educativa.

Todos os momentos do dia da criança são importantes, o acolhimento,  a higiene, a refeição, o descanso e a atividade lúdica, todos se completam e não podem existir em separado.
Devemos então pensar em estratégias para trabalhar esta aprendizagem, pois a criança deve ter formas de guiar o seu dia sabendo o que irá acontecer e o que se sucede depois disso, só assim teremos crianças seguras e felizes na creche.





Para alargar o conhecimento sobre a organização do espaço e do tempo podem consultar a seguinte bibliografia:


encontram o manual aqui

Podem ainda ler artigos sobre este tema 

«Como aproveitar bem o tempo na rotina da creche

Estabelecer uma rotina produtiva garante que ninguém fique parado à toa e mostra que a equipe é capaz de integrar cuidados com o ato de educar»

artigo disponível aqui

Existem muitos mais materiais, boas pesquisas e até breve!