imagem retirada do sitio, http://faja.doplim.pt/voluntariado-para-deficiente-de-trissomia-21-id-15423.html
Tal como ficou combinado hoje vou partilhar convosco algum material trabalhado por mim no primeiro ponto do meu projeto curricular de sala « De mãos dadas»,pensado para me apoiar o presente ano letivo...espero que a partilha vos seja útil:)
imagem retirada do sitio, http://neetrissomia.wordpress.com/
Durante este ano letivo vamos receber um menino de 3 anos, portador de T21, será a primeira vez que vou trabalhar com uma criança assim.Foi um desafio que aceitei de bom grado e procurei informar-me mais sobre o seu desenvolvimento, conhecendo as suas múltiplas capacidades e tentar encontrar formas de contornar as suas dificuldades.Assim visitei vários blogs sobre este tema, li artigos, vi entrevistas, enfim fiz de tudo para me informar e preparar um projeto curricular ajustado para todos os meninos da minha sala.
Deixo-vos um excerto sobre a forma como inclui este aluno no meu capitulo, grupo tipo 2/3 anos.
(...)Tal
com já foi referido, o grupo da sala------ tem um elemento com Necessidades
Educativas Especiais. Sendo portador de Trissomia 21 surge a necessidade de
conhecer a forma como se caracteriza o seu desenvolvimento, tendo em conta as
suas capacidades e limitações a fim de desenvolver uma prática pedagógica
inclusiva e correta para todos os elementos do grupo.(...)
in, projeto curricular de sala- «De mãos dadas» 2013/14, ed. Milena Branco
Tal como havia feito para apresentar as características de desenvolvimento das crianças de 2/3 anos, voltei a usar as tabelas a fim de se poder realizar uma leitura mais rápida e eficiente da informação.
Tabela
4. - Metas de desenvolvimento comum/
estratégias para a criança com t21 na
faixa etária dos 3 anos
Domínio
|
Principais
dificuldades
|
Estratégias a adotar
|
Psicomotor
|
·
Manifesta geralmente um atraso na aquisição da marcha,
da preensão e do equilíbrio
·
Revela problemas sensoriais e preceptivos
|
·
Treinar a marcha, caminhando com o apoio de andarilhos
ou do adulto
·
Estimular o equilíbrio da cabeça no contato social ou
com objetos
·
Estimular a preensão de objetos que retenham a sua
atenção
·
Promover o contato social com o restante grupo e equipa de sala
|
Cognitivo
|
·
Dificuldades em discriminar imagens e/ou sons
·
Dificuldade em reconhecer características tácteis nos
objetos
·
Dificuldade em segurar um lápis ou outro objeto pequeno
·
Curto tempo de concentração/atenção
|
·
Usar cartões de imagens familiares que captem a sua
atenção
·
Repetir canções ou brincadeiras linguísticas familiares
·
Usar objetos de diferentes texturas
·
Usar material adequado ás suas capacidades (lápis
grossos etc..)
·
Não prolongar atividades
|
Linguagem
|
·
A aquisição da linguagem é possível embora tenha um
tempo próprio e um ritmo personalizado
·
Dificuldade em manter o olhar dirigido à imagem ou
objeto nomeado
·
Contornar as complicações associadas à sua capacidade
de expressão – dificuldades respiratórias, de audição, perturbações articulatórias,
relacionadas com a língua, lábios e dentição-
|
·
Repetir jogos linguísticos familiares, tendo em atenção
a entoação, ritmo e dicção
·
Conhecer e respeitar a personalidade, gosto e opinião
da criança
·
Estimular o contato visual durante as atividades
propostas
·
Realizar exercícios específicos com a terapeuta da
fala, repeti-los em ambiente de sala sempre que possível
·
Manter sempre a criança integrada nas diferentes
atividades de sala.
|
Afetivo-social
|
·
Apreciam jogos de cariz social
·
Gostam de comunicar com os pares
·
Apresentam uma personalidade vincada
·
Baixo tempo de concentração
|
·
Promover e estimular o jogo social, dentro e fora da
sala
·
Englobar a criança em todas as atividades propostas
dando o apoio necessário, sem fazer
por ele mas no sentido de o ajudar
a fazer
·
Um ambiente educativo afetivo e adequado, sem superprotecção ansiedade e afetividade é sem dúvida muito
positivo para o desenvolvimento social e afetivo da criança
|
in, projeto curricular de sala- «De mãos dadas» 2013/14, ed. Milena Branco
Agora estamos todos mais preparados para entender e ajudar este grupo, onde a diferença nos unirá em igualdade de oportunidades, afeto e dedicação:)
Não percam a próxima partilha sobre o ponto referente à organização do tempo e do espaço na sala de creche!
Até breve:)