«Sabemos que no período de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na escola e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário que a escola compreenda estes sentimentos e que tenha alguns cuidados para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e necessidades. »in, portal da educação.br
Sala: 2/3 anos
Dominios:
*Cognitivo*da autonomia
*da linguagem
*Sócio-afectivo
*Sensório-motor
Objetivos gerais:
*Promover um ambiente educativo lúdico,seguro e afetivo, com vista ao desenvolvimento global da criança*Estabelecer e adquirir rotinas próprias do ambiente escolar
*Desenvolver a linguagem da criança, aumentando o seu vocabulário e treinando a dicção
*Incentivar a participação ativa das famílias no processo de (re)adptação à creche
*Promover atividade e experiências de cariz lúdico e de aprendizagem social
Temáticas:
*descobrir o «eu» e o « outro»*descobrir «a nossa sala»
*descobrir «a nossa creche»
Atividades/Recursos:
*jogos de aproximação1.exploração de imagens familiares
2.descrição de imagens e situações
3.registo fotográfico das nossas rotinas
*exploração livre dos espaços e materiais da sala
1.registo fotográfico das crianças a brincar
*jogos de aproximação no exterior
1. canções de roda com bola
2.bolas de sabão
3.ect..
Trabalhar a imagem familiar
1ª sessão
Fotos da minha familia só para servir de exemplo!
Pedir a cada família que traga 3 fotos para a sala
(uma da família,outra do animal de estimação e outra do brinquedo favorito da criança)
Colar cada foto numa cartolina e plastificá-la
Colocar todas as fotos numa caixa em forma de casa, caixa de correio ect..
Desvendar as fotos uma a uma e dialogar com as crianças, assim todos ficam a conhecer os amigos, as suas famílias e os seu brinquedos preferidos.
2ª sessão
O mural da família
Trabalho elaborado pelas famílias das crianças da sala de 2 anos, ano letivo 2008/2009 ed: MilenaBRanco
Realizar um painel colectivo, (pode ser feito apenas pelas crianças ou podemos pedir aos pais para dar uma mãozinha) com desenho, pintura, rasgagem , ou outra técnica e colar nesse trabalho o espaço da «nossa família», assim todos podem matar saudades nos momentos de maior fragilidade:)
Dica importante:
Não se esqueçam de fotografar a exploração desses momentos para assim mostrar aos pais como foram trabalhadas as fotos, podem ainda fazer um registo escrito sobre os comentários tecidos pelas crianças ao ver as «suas»fotos de família.Assim descansamos as crianças e os pais;)
Até breve!