A escola da Ponte... o verdadeiro modelo de ensino!


 in,http://primeirainfancia.org.br

A escola da ponte


Já ouvira falar desta escola algumas vezes, no entanto tenho vindo a pesquisar sobre ela, sobre os seus « orientadores educacionais», sobre as crianças que a frequentam, sobre as famílias destas... como será possível ensinar de forma tão diferente?
Onde fica esta ESCOLA DA PONTE?

«A Escola da Ponte situa-se em São Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. Abrangendo o Ensino Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º ciclo, a escola apresenta-se com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros, alicerçando as suas práticas nos seguintes princípios orientadores:


  • Concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de Direitos Humanos;
  • Garantir a igualdade de oportunidades educacionais e de realização pessoal a todos os cidadãos;
  • Promover, nos diversos contextos em que decorrem os processos formativos, uma solidariedade ativa e uma participação responsável.

A sua estrutura organizativa (facilitada por espaços abertos, com portas amovíveis), desde o espaço ao tempo e modus operandis, exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a sua participação, em conjunto com os orientadores educativos, no funcionamento e organização de toda a escola, no planeamento das atividades, na regulação da sua aprendizagem e avaliação. » in. site  www.escoladaponte.pt

Pena que no nosso país a escola da ponte seja para muito desconhecida, pouco divulgados os seus projetos, os seus excelentes resultados académicos... mas alguns pensadores, pedagogos contemporâneos como o educadora Rúben Alves possam partilhar o que desvendaram sobre  o que existe para lá das portas desta escola.
Como disse a criança que recebeu o educador Rubén Alves aquando da sua visita em 2000 à escola da ponte:
«para entender a escola da ponte tem de esquecer tudo o que sabe sobre escolas»
Vejam a opinião do educador sobre esta escola neste video que a resume perfeitamente;
A opinião do ed Ruben Alves sobre o modelo educativo da escola da ponte





Nem só através  da opinião de pedagogos se pode apresentar a escola da ponte ouçam o poema sobre « SAber estudar», cantado pelos alunos da escola.
(Poema cantado que resume a pedagogia de ensino da escola da ponte)


A Metodologia de trabalho de projeto da escola da ponte

«Os orientadores educativos reúnem-se com os alunos para planearem o que vão fazer coletiva e individualmente - Plano da Quinzena e, a partir desse plano, cada um, traça diariamente as suas tarefas - Plano do Dia. Isto implica uma maior participação, autonomia e co-responsabilização de todos os implicados na planificação das aprendizagens e na vida social de toda a escola também presente nos múltiplos grupos de Responsabilidades em que se organizam; entendemos que a gestão da vida na escola é da responsabilidade colectiva. » in. site  www.escoladaponte.pt

O educador  José Pacheco. é o  coordenador e diretor da escola da ponte, mas que é este homem? O que faz dele um educador modelo?

«o educador só o é por uma de três razões:
  • porque precisa de trabalhar
  • por amor
  • por vingança» ed. José Pacheco




Conheçam mais e apaixonem-se por esta escola como eu...
saibam mais visitando o  site da escola da ponte

http://www.escoladaponte.pt/site/