Hoje partilho convosco os apontamentos que tirei na formação sobre Portfólio- instrumento de avaliação alternativa, organizado pela APEI
Questões para o educador refletir...
Questões para o educador refletir...
- De que modo estou a registar as observações que faço das minhas crianças?
- De que modo registo as atividades que realizo como meu grupo?
- A recolha de evidências de aprendizagem fazem parte da minha rotina?
- Toda a atividade da criança é espelho da sua aprendizagem?
- Recolho evidências de todas as atividade de todas as áreas curriculares de igual forma?
- Incluo a criança no processo de planificação/reflexão e avaliação?
- A criança escolhe e reflete sobre as suas escolhas?
- Avalio periodicamente as aprendizagens das crianças e cruzo dados?
Tipos de portfólio
- Podem ter formas diversas, a minha sugestão é partir de um dossier por criança, decorado da forma que entenderem.
Cada criança deve ter o seu portfólio personalizado com nome e fotografia.
- Pode também criar um portfólio coletivo, onde pode guardar as evidências coletivas, que no final do ano pode dividir pelos portfólios das crianças ou guardar durante o pré-escolar, como elemento de pesquisa, recursos e demonstração da evolução e crescimento das suas crianças. Existem várias formas de o fazer, num dossier, num livro gigante, sejam criativos e inovem!!
Separadores
- Dividam o vosso dossier com separadores para:
- Elementos demostrativos. Aqui guardam os trabalhos diários da criança, divididos por áreas de conteúdos, meses, o que quiser e fizer para si e para o grupo mais sentido. Não se esqueçam de criar um separador para dedicar aos vossos projetos e pesquisas individuais e/ou coletivas e/ou familiares
- Evidências de aprendizagem. Aqui coloquem as reflexões da crianças e as vossas também ( onde colocam as vossas notas, chec list´s ect..)
Portfólio de aprendizagem
É uma estratégia de avaliação alternativa que apresenta componentes adequados para a avaliação as crianças mais pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidências ( pelo olhar) e documentar todo o processo de aprendizagem das crianças.
Este deve ser visto como um complemento ás grelhas de avaliação e plano de desenvolvimento individual
A criança como centro da sua aprendizagem
- Desenvolver na criança diferentes tipos de aptidão.
- Aptidão para planear a sua acção
- Aptidão para executar uma acção
- Aptidão para avaliar uma acção
- Aptidão para refletir/registar sobre a sua acção
A criança aprende a...
- Valorizar-se a valorizar o seu trabalho
- Ter sentido de participação ativa na avaliação da sua aprendizagem
- Concentrar-se e recordar os conteúdos trabalhados, refletindo sobre o que aprendeu e sobre o que ainda quer aprender sobre determinada temática
- Reconhecer aptidões e dificuldades
Portfólio como processo de metacognição
Promove e desenvolve:
- Auto-conceito
- Dignificação do seu trabalho
A criança consegue entender a forma como aprende, constrói metas e pontes...
- Organiza e planifica a sua acção
Encontra tempo para BRINCAR e APRENDER
2. Aprende como se aprende
Escolhe os caminhos que deseja percorrer, regista as dificuldades e aptidões específicas
3.Avalia a sua acção, aprendizagem e comportamentos
Regista o que aprendeu, o que ainda quer descobrir
Regista o que tem dificuldade em fazer e como resolver essas dificuldades
Regista as suas aptidões em determinada área e a forma como as quer explorar ainda mais
No próximo post o portfólio no ponto de vista do educador.
Milena Branco