Portfólio apontamentos formação APEI parte 2


Hoje partilho a segunda parte dos apontamentos retirados na formação sobre Portfólio organizada pela APEI.

Este módulo fala sobre o papel do educador como construtor e parceiro da criança na elaboração de um portfólio.

Elementos constitutivos do portfólio



  • O educador deve ter uma implicação pessoal no processo que antecede a construção do portfólio.
Como?


  • Deve pensar no tempo previsto para despender neste processo - na elaboração, na exploração e no registo.
  • Deve pensar na seleção dos conteúdo e na sua organização dentro das pastas.
  • Deve refletir sobre o porquê de adoptar este tipo de avaliação complementar. 
  • Deve ter em atenção que este portfólio serve para 3 tipos de avaliação - da criança sobre a sua aprendizagem, do educador sobre a sua prática, e dos pais, face à escola e à forma como se relacionam com o que se passa dentro da escola e da sala.
  • Deve pensar na estrutura e apresentação específica, como se irá organizar fisicamente, onde irá ficar no espaço da sala, de forma a ficar pronto a ser manuseado, pelas crianças, pelos pais, pelos colegas se assim o desejarem.
  • Deve controlar o tipo e quantidade de itens selecionados e a reflexão sobre essas evidências, escolhendo apenas o mais essencial em vez de maior quantidade.
Planificar e criar o seu portfólio em 3 passos

1º passo- a preparação/ reflexão sobre a prática
  • O que quero modificar na minha prática?
  • Definir e registar as suas preocupações.
  • Definir os seus parceiros neste processo ( alguém que tenha facilidade em ajudar nalgumas tarefas práticas, na aquisição de alguns materiais ect..).
  • Informar os intervenientes da sua opção ( os coordenadores/diretores, os pais e as crianças, ouça as suas sugestões antes de decidir como agir).
2º passo - construir o portfólio
  • Realize entrevistas às crianças e combine o que vão incluir ou excluir do portfólio ( preservando a intimidade e personalidade da criança).
  • Decidam em conjunto a organização das evidências.
  • Agendem um dia para refletir sobre as evidências ( 1 vez por semana/por mês, ect..),
  • Agendem um momento para que os pais possam levar para casa os portfólios e poderem examiná-los melhor
  • Decidam sobre o que vão refletir, apresente as perguntas que irá fazer sempre que estiverem a refletir em conjunto sobre uma evidência ( por exemplo: - descrever o que fez naquela evidência ,que materiais e/ou técnicas usou?, as dificuldades e aptidões detectadas, ect).
3º passo- colocar em prática, apresentar o portfólio a todos os intervenientes
  • Organize uma reunião de pais e filhos onde em conjunto com as crianças se mostre o portfólio e a sua dinamica de funcionamento.
  • Comunique de que forma os pais podem manusear o portfólio, estabelece regras simples, como, o portfólio irá para casa nas férias de natal, páscoa e final de ano letivo, o portfólio pode ser alvo de observações dos pais dentro da sala, ect..
  • Apresente aos pais uma ficha de observação com algumas questões que podem levar os pais a refleir sobre a aprendizagem/entusiasmo/desmotivação dos seus filhos face à escola e sobre a forma como o educador conduz a sua turma, recebendo propostas construtivas para melhorar a sua prática (se houver necessidade disso) ou propostas de atividades a desenvolver pelos pais no contexto escolar.
Auto-avaliação no final do ano letivo

O educador deve refletir a forma como conduziu todo este processo e tomar notas dos pontos positivos e os negativos, tomando novas decisões para o novo ano letivo.

  • O que planifiquei foi cumprido? Justifique.
  • Pontos positivos que retiro do uso do portfólio.
  • Pontos negativos no uso do portfólio.
  • Alterações a realizar.
  • Novas estratégias.
  • Como avalio o empenho das famílias face ao portfólio?
  • Como avalio a prestação dos meus parceiros?
Um abraço até breve,

Milena Branco