Hoje partilho convosco o meu processo de organização, planificação e reflexão que uso com o meu grupo de crianças!
São elas que organizam, seleccionam e reflectem sobre a atividade que nesse mês foi mais significativa. Não existem receitas para criar e usar um portfólio de aprendizagem , este é o meu, venham daí ver como funciona!
2. AS fotografias são então escolhidas apartir do computador da educadora, cada criança escolhe as suas fotos e depois de as imprimir podem separa-las por temáticas, onde cada um recolhe as suas evidências e trabalhos
A Maria escolheu esta fotografia e recolheu este trabalho como registo da atividade de que mais gostou...
Inicio a reflexão:
Milena: lembras-te do que fizémos neste dia? ( fig.1)
Maria: Sim. Foi da história da « formiga e da cigarra» ( escrevo na folha colorida)
São elas que organizam, seleccionam e reflectem sobre a atividade que nesse mês foi mais significativa. Não existem receitas para criar e usar um portfólio de aprendizagem , este é o meu, venham daí ver como funciona!
Tudo o que decidimos usar com o nosso grupo de crianças deve ser alvo de reflexão inicial do educador, assim a minha decisão assenta nos seguintes pilares educativos:
imagem retirada do blog de Reinaldo Geraldo |
Toda a acção se centra nos seguintes objetivos concretos ( para mim enquanto educadora)
- Documentar/registar as aprendizagens das crianças
- Gerar evidências do meu trabalho como educadora
- Reflectir com e sobre a criança
- Reunir informações úteis para poder planear a minha acção educativa
- Estreitar os laços de comunicação entre a escola e a família
- Identificar NEE delineando estratégias de acção
Como organizo o portfólio?
- Ao longo do mês recolhem-se todos os registos de todas as atividades realizadas em sala, ou fora dela:
- Todas as atividades que não são registadas em papel são sempre fotografadas, impressas e legendadas. Assim entram nesta seleção de propostas, todas as atividades realizadas em sala , como, esculturas, modelagens, desenhos e pinturas, histórias e livros, jogos e brincadeiras, rotinas e mapas de sala, ect, tudo é apresentada à criança como elemento válido para a sua/nossa reflexão mensal.
2. AS fotografias são então escolhidas apartir do computador da educadora, cada criança escolhe as suas fotos e depois de as imprimir podem separa-las por temáticas, onde cada um recolhe as suas evidências e trabalhos
3.Depois de os dividir cada criança vem reunir comigo numa das mesas da nossa sala.( Enquanto o grupo está a realizar outras atividades) Um momento a sós onde observamos as fotografias, as legendamos e registo todos os comentários naturais e os que eu vou provocando...
4.Uso folhas de papel coloridas para colar as fotografias escolhidas e legendadas e uma folha de papel branco para registar a avaliação feita pela criança. Para este efeito realizo uma entrevista que tem sempre o mesmo fio condutor ( que a criança agora já conhece e tem prontas as suas respostas) e faço os meus registos. Vou dar-vos um exemplo...
Figura 1 |
Figura 2 |
A Maria escolheu esta fotografia e recolheu este trabalho como registo da atividade de que mais gostou...
Inicio a reflexão:
Milena: lembras-te do que fizémos neste dia? ( fig.1)
Maria: Sim. Foi da história da « formiga e da cigarra» ( escrevo na folha colorida)
Milena: Como contei a história?
MAria:Com os instrumentos musicais, não foi com o livro, não tinhas livro (registo o que ela diz)
Milena: Os instrumentos tocavam sempre?
Maria: Não só podiamos tocar quando a cigarra falava, depois fazíamos silêncio ( registo os conceitos que a Maria trabalhou nesta atividade; noção de som e de silêncio, exploração de inst. musicais, concentração sustentada, seguir orientações simples de som+pausa)
Milena: Sabes que instrumento estavas a tocar?
Maria: Sim eu toquei o saxofone e a Isabella o trompete. ( registo os conhecimentos adquiridos - nomeação dos inst. musicais)
Milena: E aqui o que temos? ( fig.2)
Maria: É o desenho do registo, Eu colei as partes da história, mas não me lembrei de todas, mas não faz mal. Depois pintei com os lápis de cor. Foi a Geca que trouxe os desenhos da escola dela. Depois contei-te a história a ti. ( registo toda a estratégia usada no registo)
Milena: Então fizeste uma colagem e uma pintura, certo?
Maria: Sim
Milena: O que foi mais difícil para ti?
Maria:Foi lembrar-me da história...
Milena: E o mais fácil?
Maria: Foi pintar e tocar os instrumentos
Milena: Gostas de usar os instrumentos?
Maria: Sim podemos fazer outro dia está bem? ( registo que podemos voltar a repetir a atividade noutro contexto)
5.Arquivar os materiais selecionados e a respetiva reflexão
- Agrafo as evidências e junto uma outra folha colorida ( à escolha da criança)
- Escrevo o mês a que se referem as atividades selecionadas: JANEIRO
- Escrevo um ou dois dos objetivos para esse mês: *Identificar e reporduzir sons e ritmos*reconnhecer sons e silêncios * ouvir uma história e reconta-la * registar um acontecimento segundo uma sequência cronológica*colorir respeitando o limite do traço
- Guardo este material no portfólio da criança, no primeiro separador que tem a denominação de portfólio de aprendizagem
- O material que não foi usado é guardado no mesmo dossier em cada um dos separadores, assim fica tudo arrumadinho!
6. Cada momento de avaliação/reflexão demora em média cerca de 5 a 10m. Tenho sempre o material pronto a usar e em cima da mesa, assim não perco tempo a procurá-lo. As crianças vêm ter comigo uma depois da outra seguindo a ordem do mapa das presenças ( foi o que combinámos)
Esta atividade pode prolongar-se por 2 ou 3 dias, mas o resultado é fantástico!!