Hoje termina a série de artigos sobre o portfólio como caminho alternativo de avaliação, com o último capitulo, a documentação e a seleção de evidências com a apresentação de algumas sugestões de grelhas de registo, venham daí!
Já vos apresentei a minha sugestão para a planificação e registo da linha do tempo aqui hoje venho apresentar uma forma prática para a recolha e selecção das evidências de aprendizagem dos vossos meninos, para que nada se perca e se possa usar na vossa reflexão conjunta.
Assim torna-se necessário criar grelhas de documentação onde ficam registadas as situações chave e as respetivas reflexões do educador e/ou da criança. Podem além destas grelhas utilizar os registos fotográficos e áudio que podem enriquecer o vosso portfólio.
Todas as grelhas aqui apresentadas são apenas um exemplo das que se podem usar para este efeito.
Deixo-vos ainda algumas sugestões de bibliografia que vos pode ajudar a complementar o vosso portfólio no próximo ano letivo.
Bibliografia
- Artigo: «Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem», IIE, Lisboa IIE, 1994
- Artigo: «Práticas de avaliação alternativa em educação de infância», cadernos de educação de infância, APEI; nº 84/Agosto/2008
- Folque, M. A. (2014). O Aprender a Aprender no Pré-Escolar, O Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (2º ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Laevers, G. P. (2010). Avaliação em Educação Pré - Escolar, Sistema de Acompanhamento das Crianças. Porto: Porto Editora.
- Malavasi, Laura e Zaccatelli, Documentar os projetos nos serviços educativos, edição portuguesa APEI, 2013
- Shores, Elizabeth, Manual de portfólio- um guia passo a passo para o professor, Edições Artmed
Aproveitem para fazer a vossa encomenda da nossa agenda de educadores Sítio da Educação, encontrem toda a informação sobre este projeto em