À medida que se aproxima o mês de Setembro muito/as de nós começam a pensar em planear os primeiros dias , a escolher estratégias que podemos executar ou alterar aquelas que já conhecemos.
Pois bem ,para responder ás solicitações das colegas que vão/estão na resposta social de creche fui ao baú e repesquei a minha planificação inicial e alguns apontamentos do meu PCT.
Planificação de Setembro de 2012
Domínios
Domínio cognitivo
Domínio Sócio -afetivo
Domínio da Autonomia
Domínio Sensório - motor
Objetivos/Competências
• Promover uma (re)adaptação gradual, lúdica, segura e afetiva ao novo ambiente escolar
• Relacionar-se com pares e adultos de referência
• Conhecer e aceitar as novas rotinas (lúdicas, de higiene, alimentares e de repouso)
• Trabalhar a sua autonomia no decorrer das rotinas e atividades lúdicas de sala~
• Desenvolver/melhorar a marcha, mantendo o equilíbrio
• Desenvolver a memória auditiva da criança usando canções temática simples
• Desenvolver e alargar o vocabulário da criança
Atividades
a desenvolver
• Jogos de interação entre crianças e adultos da sala
• Organizar comboio, andar atrás dos colegas segurando-os pela camisola
• Jogos de exploração no recreio e na sala
• Sessão fotográfica das crianças e adultos de referência
• Caminhar sem perder o equilíbrio
• Subir e descer degraus
• Receber/lançar/chutar a bola sem desequilíbrio
• Ouvir e acompanhar canções com palmas e gestos simples
• Reconhecer e nomear objetos do quotidiano
Recursos
• Bolas de sabão
• Balões
• Canções temáticas variadas
• Aparelhos motores do recreio
• Bolas
• Legos e outros jogos de encaixe
• Máquina fotográfica
• Usar o andarilho
• Andar de mão dada com pares e adultos
• Aparelhos motores do recreio (escorrega e balancé)
• Instrumentos musicais simples/ canções de roda e temáticas
Notas importantes:
• Construir um ficheiro de imagens na parede da sala com as fotos que tiro. (o grupo, os locais e as rotinas)
• Pedir fotos das famílias e construir o cantinho das famílias
Deixo-vos ainda uma nota retirada do PCT 2012/13 sobre as estratégias e atividades a desenvolver com o meu grupo com 12/18 meses de forma a desenvolver de forma harmoniosa todas as crianças.
«Atividades e estratégias a utilizar na sala XX
Ao longo deste ano letivo serão propostas várias atividades planeadas previamente e expostas na grelha de planificação semanal e mensal, bem como outras que surgem de forma espontânea e que serão referidas na avaliação semanal e mensal dessas planificações. Apresentam-se de seguida as atividades que, à priori, estão planeadas para alcançar os objetivos gerais traçados:
• Histórias relacionadas com atitudes de carinho e manifestação de afetos;
• Interacção, em jogos, diálogos ou brincadeiras com as crianças.
• Exposição e comentários às fotografias das crianças na sala para que se identifiquem umas com outras; Uso de fotografias das famílias explorando o sentido de pertença a um núcleo familiar próximo;
• Exploração de cartões de imagens, nomeando objetos, animais ou acções;
• Ajudar as crianças e incentivá-las a arrumar a sala, colocando os brinquedos nos lugares devidos, conhecendo os espaços e objetos próprios de cada espaço;
• Criação de rotinas que as crianças, autonomamente, possam realizar ;
• Realizar todos os dias o momento de higiene de mãos e boca com as crianças, de forma autonomamente e progressiva.
• Exploração de diferentes objectos;Na forma, textura e função;
• Observação da sala e do meio que os rodeia, de diferentes formas (visitas ao recreio, por fotografias ou outras)
• (Re)Conhecer e imitar os sons de diferentes animais;
• Provar diferentes tipos de alimentos conhecendo outros sabores;Aceitando novas texturas numa alimentação progrssivamente mais sólida.
• Escutar e cantar músicas temáticas , próprias para esta faixa etária; num suporte audio, video ou noutro.
• Procurar e descobri vários objectos/brinquedos que serão «escondidos» pela sala; seguindo indicações simples como pistas.
• Conversas individuais e de grupo;Dando espaço e tempo para que cada criança se possa expressar treinando a sua dicção, aumentando o seu vocabulário.
• Explorar histórias com rimas e imagens;
• Desenhar/pintar/colar/estampar em folhas de papel ou papel de cenário;»
Um abraço a toda/os.
Ed.Milena Branco