Ao longo do ano a área da Matemática tem sido trabalhada na nossa sala, em contextos lúdicos e muito saborosos: em atelier's de culinária.
Assim tentamos promover a
integração da matemática com as mais diversas áreas de conhecimento, defendendo a
ideia de que a mesma não é uma área isolada.
Com as nossas receitas e tudo o que as envolve ( realizar a lista de ingredientes, ir às compras, elaborar as receitas, partilhar tarefas, acompanhar o processo de transformação dos ingredientes, realizar os registos, etc.) permite a possibilidade de ampliação dos seus conhecimentos de forma prazerosa e dela resulta uma
aprendizagem significativa sobre o mundo que nos cerca e do qual TODOS FAZEMOS PARTE .
Desse modo, tentamos
sempre que o ensino da matemática seja algo que se ligue ao cotidiano da criança, envolvendo as relações sociais,, envolvendo as famílias, conhecendo a funcionalidade dos serviços e comércio locais, o que permite aos nossos frescos a oportunidade de interagir com os conteúdos
apreendidos e desta forma ampliá-los de modo a adquirir novos conceitos.
A temática da culinária começou a estruturar-se de maneira ludica, natural, muitas vezes na área da casinha, onde foram sendo levantadas algumas questões que até então não eram exploradas:
# Que ingredientes usamos com mais frequência nas nossas receitas, em casa, na escola?
#Nalgumas receitas usamos a balança para pesar, noutras usamos chávenas, colheres para medir quantidades...
#Às vezes multiplicados os ingredientes que usamos..
#Realizamos a comparação entre os diferentes ingredientes em receitas semelhantes.
com algumas variações (no processo de transformação dos alimentos, a causa efeito entre temperatura e cozedura, e também).
# refletimos e aprendemos com essas observações .
Com os nossos atelier's de culinária surge oportunidade para explorar novos conceitos :
Número
Quantidade
Seriação
Conjunto
Ordenação
Espaço
Tempo
Forma/textura /cor/sabor
Usando técnicas e receitas simples.
É divertida e saborosa a matemática!