Chegou o outono

Na educação de infância e na vida, saber escutar é uma arte, saber parar para ouvir o outro, importar-se com o que ele diz é vital para que o desenvolvimento e a aprendizagem aconteçam, o educador deve escutar cada criança individualmente e o seu grupo como um todo...« Desta forma aprender a escutar é essencial para desenvolver uma comunicação apropriada, para uma comunicação eficaz. É preciso compreender a perspectiva do outro, dando a máxima atenção e estar disponível para o que tem a dizer, é preciso prestar também atenção aos gestos e emoções demonstrados durante o processo de comunicação.» (saibam mais em )
na nossa sala a reunião coletiva é o nosso tempo de ouvir, tempo que todos têm para partilhar e ouvir-se, tempo que usamos para trilhar juntos os caminhos a seguir para gerar novas aprendizagens...
 Na última reunião o Lourenço trouxe de casa da avó um legume de outono...

«A minha avó tem na horta muitas abóboras de outono e esta é pequena e trouxe-a para vos mostrar!» Lourenço 5 anos

logo surgem outras partilhas sobre os legumes e frutos de outono, até que sugiro procuraqr um sítio para desvendar mais sobre esta temática « podemos ir ao mercado» Lara 5 anos.

lá fomos então ao mercado municipal com o objetivo de descobrir outros legumes de outono, o que nós não sabíamos é que esta visita seria muito mais que uma simples pesquisa....

Encontrámos no mercado uma amiga, a Dona Caciana que nos recebeu na sua banca, que nos mostrou todos os frutos e legumes, que nos fez aprender a valorizar os serviços e o meio social, cultural que nos cerca e com o qual podemos aprender e muito!!!



Fizemos outra amiga a Ana da banca do pão e do vinho da nossa região da Lezíria, explicou como se faz o vinho e o azeite...estamos gratos por nos receberem tão bem decerto voltaremos para saber outras coisas sobre estas e outras temáticas!!!

DE volta à sala tratamos de registar todo a informação recolhida nessa manhã....
usámos os folhetos de supermercado para recortar todos os frutos e legumes que observámos...
 depois cada um fez o seu registo individual, para colocar no seu portfólio como aprendizagem significativa...

Desenhar é sempre uma forma de comunicar algo, algo que poderia ser comunicado por gestos  imagens, palavras...mas um registo escrito, parece-nos mais duradouro. Cada criança no seu traço regista as suas vivências, usando as cores e as formas que lhe parecem reproduzir de forma mais fiel a informação que se pretende partilhar....
Este exercício de expressão gráfica demonstra de que forma a criança se apropriou da informação, A forma como ela a catalogou, a forma como ela a vê e entende... Ao desenhar, ela tem prazer em explorar e utilizar, nas suas produções, modalidades diversificadas de expressão visual (pintura, desenho, colagens, modelagem, etc.), recorrendo a diferentes elementos da linguagem plástica (cores, linhas, manchas, formas).
Representa e recria plasticamente vivências individuais, temas, histórias, pessoas, utilizando diferentes materiais (lápis de cera, de cor, marcadores de traço grosso e fino...recorte e colagens, ect.)
Junto destas produções encontramos os nossos ( já famosos) post-it´s coloridos com a voz que narra o que se desenhou... criamos a legenda escrita, pelo adulto, daquilo que a criança deseja «dizer sobre o que desenhou... assim os colegas, os adultos, as famílias podem apreciar de forma mais completa estas produções e compreender a mensagem principal.
Assim ajudamos a criança a associar diferentes funções e suportes de escrita presentes nos seus contextos, usando-os com esss funcionalidade descritiva das suas aprendizagens,assim ela
utiliza e/ou sugere a utilização da linguagem escrita no seu dia a dia, em tarefas diversas, com funções variadas, quer solicitando o apoio de um adulto quer de modo autónomo, mesmo sem saber ler e escrever, fazendo ela mesma na sua tentativa de escrita intuitiva essa função comunicativa que a escrita tem.