A chegada do advento é um momento muito importante para os frescos! È tempo de planear a chegada do menino Jesus, tempo de planear as decorações, a oferta aos pais, a apresentação para a festa de natal...e outras aventuras que ao surgirem as iremos viver concerteza!!!!!
Em conjunto realizamos uma pesquisa sobre pendentes de natal para podermos votar na prenda que vamos realizar para os pais!!!
O vencedor foi o pinheiro de natal em lã....ui as voltas que tivemos de dar para o realizar!!!!
Este ano a escola decidiu que devíamos decorar a porta das salas e depois de uma pesquisa e da votação resolvemos criar um presente «familiar» muito interessante!!
Tal como no ano anterior decidimos realizar um nosso calendário de advento! Explicámos aos meninos mais novos o que é um calendário e para que serve: «Para contar o dias, como no mapa das presenças, do tempo e das atividades» Maria 5anos
«Tem números e um número é um dia» Ana 5 anos
«Marcamos os dias com a mola e todos os dias a mola salta para outro dia até ao dia de natal, que é o 25, tem um 2 e um 5» Martim 5anos.
E pronto, hoje vamos mostrar-vos como se desenvolveram cada um destes projetos de natal!!!
Porque todos os frescos têm as mesmas oportunidades de participar nos projetos comuns, limamos algumas arestas e criamos soluções para que essa inclusão seja verdadeira!! Pensámos em pintar o nosso cone em tons de verde, «porque é a cor das árvores de natal, Santiago R. 4anos, então o Tomás realizou uma experiência com a sua bola de pintura, essa foi a base que serviu para forrar o seu cone!!!
Depois todos pintámos o nosso cone com a técnica de segurar um fantoche!!! e resultou muito bem!!!!
Cedo surgui o primeiro problema...«Não temos bolinhas para a árvores..».Lara 5 anos, mas cedo surgiu a solução «Podemos fazer as nossas bolinhas com massa»Francisco 5 anos.
Assim foi usámos a pasta de moldar e foi fácil, afinal todos sabemos usar a modelagem!!!!
Outra das tarefas era enrolar o fio de lã à volta do nosso cone...tarefa difícil....
O Tomás explorou a lã de outra forma, brincou com pedaços de lã cortados e depois fez rolar o seu cone na mesa colando á sua árvore as fitas de natal!!!
Outro problema, «as bolas têm de ser brilhantes»Ana 5 anos, e a solução foi usar purpurinas e cola branca!!!!
Num atelier de colagem em modelo de tutoria, os mais velhos explicaram aos mais novos a técnica do berlinde simplificada...
«Molhas na cola e depois rolas nos brilhantes e deixas secar!» Maria 5anos e Rafaela de 4 anos
Assim foi!
Todos dão sugestões que podem melhorar o nosso projeto inicial...«Todas as árvores têm uma estrela lá em cima» Leonel 4 anos
Então a Maria lembrou-se de usar um molde da plasticina em forma de estrela para marcar o musgamy e seguindo essa marcação recortou uma estrela. Os frescos que sabem usar a tesoura recortaram a sua estrela e outra para oferecer aos mais novos que ainda não dominam essa técnica...
Era necessário colocar as nossas bolas brilhantes num fio e a Milena trouxe um novo instrumento; uma agulha de lã.... num exercício de perícia realizámos enfiamentos! Não houve dificuldades para nenhum dos frescos!!!
E pronto estavam finalizada a nossa prenda para as famílias!!!
«A estrela que anunciou o menino que ia nascer» Ana5anos
«A Maria que é a mãe e o José que é o pai de Jesus»Maria5anos
«Os anjos que são do céu»Santiago R. 4anos
«os pastores e as ovelhas que foram visitar o Jesus»Leonor 5anos
«Os reis magos e os camelos que foram visitar o Jesus»Francisco5anos
Cedo surge um problema de matemática....«Não temos 25 figuras, só temos 16...Maria 5anos
Fomos ao calendário das presenças contar quantos nos faltavam...o Martim fez a contagem...«Faltam 9 figuras, porque faltam 9 dias...»Martim 5anos
Demorou um dia até que alguém tivesse uma ideia que desse solução ao problema...
Podemos tirar fotocópias aos anjos e aos outros que podem ser mais...»Leonor5anos
Faltava saber quem seriam esses....«podem ser os anjos e os pastores e as ovelhas!»Leonor5anos
Feitas as cópias necessárias o grupo montou um atelier de pintura (usando lápis de cera) e recorte e colagem.
usaríamos o mesmo suporte do ano anterior, os rolos de papel higiénico...outro problema: quantos serão necessários?
Quantos serão necessários????
O Francisco sabe quantos são:«São 25» Francisco 5anos
Então contou todos os rolos e neles colaram as figuras!
Os frescos mais novos trataram da decoração da porta da nossa sala, lembram-se da votação?
Decidimos criar um presente muito especial, assim colorimos uma folha de papel de cenário ( que a Francisca mediu pelo tamanho da porta, Usámos uma fita métrica e aprendemos que existem vários meios para realizar medidas, já conhecíamos a régua e ficámos a conhecer a fita métrica também!)
Numa atelier de pintura com esponja usámos a cor vermelha! Na imagem que votámos o «presente» tinha uns enfeites e decidimos envolver as famílias que nos ajudaram a «enfeitar»o nosso presente de natal!!
Como????
Enviámos para casa uns duendes muito especiais, pesquisámos na net e encontrámos um bem giro, depois a Milena sugeriu colar a nossa cara no rosto do duende!!! Foi aqui que as nossas famílias escreveram os seus votos de natal...
Foi divertido cada um procurar o «seu» duende especial!!!
E todos sabiam de cor a mensagem que lá vinha escrita!!!
Foi o primeiro momento em que a família e a escola se uniram para preparar o nosso natal
As nossas mensagens eram muito engraçadas e cheias de valores que devemos aprender...Até tivemos mensagens escritas com letras que nem a Milena conhecia.... Só a a Marta conseguia fazer a tradução: «feliz natal para todos!» Marta 4anos, natural da
China
Assim ficou a nossa árvore de natal!
No próximo post vamos mostrar como nasceu a nossa apresentação de natal, como descobrimos como funciona a televisão e como foi divertido receber, na escola o Pai Natal!!!
Mas isso fica para outro dia!!!!
Por hoje resta-me deixar-vos os objetivos e competências a desenvolver com estas atividades, segundo as OCEPE, 2016
Área da Formação Pessoal e Social
Construção da identidade e da autoestima
Aprendizagens a promover:
- Conhecer e aceitar as suas
características pessoais e a sua identidade social e cultural, situando-as em
relação às de outros.
- Reconhecer e valorizar laços
de pertença social e cultural.
Independência e autonomia;
Aprendizagens a promover:
- Saber cuidar de si e
responsabilizar-se pela sua segurança e bem-estar.
- Ir adquirindo a capacidade de
fazer escolhas, tomar decisões e assumir responsabilidades, tendo em conta o
bem-estar dos outros.
Consciência de si como aprendente;
Aprendizagens a promover:
- Ser capaz de ensaiar
diferentes estratégias para resolver as dificuldades e problemas que se lhe
colocam.
- Ser capaz de participar nas
decisões sobre o seu processo de aprendizagem.
Domínio da Educação Artística
Subdomínio das Artes Visuais
Aprendizagens a promover
- Desenvolver capacidades
expressivas e criativas através de explorações e produções plásticas.
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem oral
Comunicação
oral
Aprendizagens a promover:
- Compreender mensagens orais em
situações diversas de comunicação.
- Usar a linguagem oral em
contexto, conseguindo comunicar eficazmente de modo adequado à situação
(produção e funcionalidade).
Abordagem à escrita
Funcionalidade da linguagem escrita e sua
utilização em contexto
Aprendizagens a promover:
- Identificar funções no uso da
leitura e da escrita.
- Usar a leitura e a escrita com
diferentes funcionalidades nas atividades, rotinas e interações com outros.
Domínio da Matemática
Números e
Operações
Aprendizagens a promover
- Identificar quantidades
através de diferentes formas de representação
(contagens, desenhos, símbolos,
escrita de números, estimativa, etc.).
- Resolver problemas do
quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
Organização e Tratamento de Dados
Aprendizagens a promover
- Recolher informação pertinente
para dar resposta a questões colocadas, recorrendo a metodologias adequadas
(listagens, desenhos, etc.).
- Utilizar gráficos e tabelas
simples para organizar a informação recolhida e interpretá-los de modo a dar
resposta às questões colocadas.
Medida
Aprendizagens a promover
- Compreender que os objetos têm
atributos mensuráveis que permitem compará-los e ordená-los.
- Escolher e usar unidades de
medida para responder a necessidades e questões do quotidiano.
Interesse e Curiosidade pela matemática
Aprendizagens a promover
- Mostrar interesse e
curiosidade pela matemática, compreendendo a sua importância e utilidade.
- Sentir-se competente para
lidar com noções matemáticas e resolver problemas.
Área do Conhecimento do Mundo
Abordagem às Ciências
Conhecimento do mundo social
Aprendizagens a promover
- Tomar consciência da sua
identidade e pertença a diferentes grupos do meio social próximo (ex. família,
jardim de infância, amigos, vizinhança).
Estabelecer relações entre o
presente e o passado da sua família e comunidade, associando-as a objetos,
situações de vida e práticas culturais.
- Conhecer e respeitar a diversidade cultural.
Mundo tecnológico e utilização das tecnologias
Aprendizagens a promover
- Reconhecer os recursos
tecnológicos do seu ambiente e explicar as suas funções e vantagens.
- Utilizar diferentes suportes
tecnológicos nas atividades do seu quotidiano, com cuidado e segurança.
- Desenvolver uma atitude
crítica perante as tecnologias que conhece e utiliza.
Ed.Mlena Branco