«Estabelecem-se circuitos múltiplos de comunicação que estimulam o desenvolvimento de formas variadas de representação e de construção interactiva de conhecimento.
Esta matriz comunicativa é radicada por circuitos de comunicação das aprendizagens e de fruição dos produtos culturais, para que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e de criatividade artística e intelectual.
As trocas sistemáticas concretizam a dimensão social das aprendizagens e o sentido solidário da construção cultural dos saberes e das competências instrumentais que os expressam (a escrita, o desenho, o cálculo).» (http://www.movimentoescolamoderna.pt)
Quando existe partilha todos ficam a ganhar. Assim podemos aprender com quem pode ensinar e aprendeu primeiro que nós, juntos questionamos e podemos ampliar esse conhecimento que agora se apresenta. Foi com esta vontade que os frescos aceitaram o convite dos meninos da sala 6 e visitaram a exposição «Tartarugas», patente na biblioteca municipal.
Fomos recebidos pelos amigos que nos motraram como foram organizando as suas pesquisas.
Observámos de perto o seu registo em teia
Depois a Sandra mostrou-nos onde vivem as tartarugas e como é o seu corpo
No carnaval os meninos da Sandra disfarçaram-se de tartarugas e pediram o fim do lixo nas praias e rios do nosso planeta
As tartarugas são ovíparos e nascem de ovos que a mãe deixa na areia da praia antes de voltar ao mar
Assistimos a um filme sobre o impato que a poluição tem na vida das tartarugas e ficámos muito preocupados....
Gostamos muito destas partilhas e aprendemos muito sobre as tartarugas marinhas.
Obrigada a todos os amigos da sala6 e à Sandra pelas explicações.
É tão bom aprender em cooperação!